Categorias

Polícia de Nova York irá trocar Windows Phones por iPhones

Um ano depois de serem adotados, os trinta e seis mil Windows Phones do Departamento de Polícia da cidade de Nova York (NYPD) serão substituídos por iPhones.

A decisão é mais uma consequência do esvaziamento da plataforma e do encerramento do suporte ao Windows Phone 8.1 anunciado pela própria Microsoft recentemente.

Quando o programa de distribuição de smartphones para a polícia nova-iorquina foi concluído em Outubro de 2016, ele foi recebido com pesadas críticas em relação à óbvia estagnação da plataforma. O Windows Phone já ocupava menos de 3% do mercado consumidor, mas o departamento de tecnologia de informação da NYPD se defendeu argumentando que a solução da Microsoft era a única capacitada para oferecer suporte aos aplicativos customizados necessários a sua operação quando o programa começou a ser idealizado dois anos antes.

Dependente da plataforma Windows, o NYPD se viu encomendando 36 mil Nokia Lumia 830 e Lumia 640 XL. Embora os aparelhos tenham sido doados sem nenhum custo adicional pela Microsoft, o custo de desenvolvimento das soluções de gerenciamento fizeram parte do orçamento da cidade.

Apesar da controvérsia, o então encarregado do NYPD anunciou a iniciativa na época com pompa e circunstância e chegou a brincar com a polêmica: “o programa de smartphones transformou o NYPD, que já eram os melhores de Nova York, em ainda melhores. Certamente não me parece um ‘smartphone inútil’, não é?”.

Não se sabe ainda qual modelo de iPhone será adotado pelo Departamento de Polícia da cidade de Nova York e nem o prazo para sua troca, mas sabe-se que a Apple também ira doar os aparelhos sem custo algum para a cidade.