Categorias

Portal dos Jogos Rio 2016 já supera o de Londres em acessos por dispositivos móveis

Se havia alguma dúvida sobre o crescimento do mercado de smartphones, eis mais uma prova: o número de usuários móvel do portal oficial dos Jogos Olímpicos é muito maior do que o de Londres, em 2012.

Segundo a Microsoft, responsável pelo desenvolvimento do portal oficial dos Jogos Rio 2016, 56% das pessoas que visitaram o site na primeira semana do evento usaram smartphones e tablets para navegar.

De 2 a 10 de agosto, a versão mobile do site concentrou 56% dos acessos, com pico de 73% durante a Cerimônia de Abertura. Esse índice já ultrapassa o recorde da última Olimpíada de Londres, que registrou um total de 40% de visitas via dispositivos móveis. O pico de audiência foi na tarde da última segunda-feira (8/8), quanto ocorriam competições de 22 esportes ao mesmo tempo, com mais de 33 milhões de pageviews.

Mas a tecnologia de desenvolvimento já estava preparada para essa eventualidade: para o portal da Rio 2016 foi criada uma arquitetura inteligente que permite o reconhecimento automático do modelo de tela mais adequado para obter a melhor experiência de navegação e interação para cada dispositivo. A velocidade para disponibilizar as informações em tempo real em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês) é outro diferencial tecnológico do portal, que oferece os resultados de cada disputa sem latência e diretamente dos sensores Omega das arenas.

Os esportes mais buscados no site na primeira semana foram futebol, tênis, ginástica artística e natação. Além dos brasileiros, os visitantes dos Estados Unidos e do Reino Unido foram os mais assíduos.