Categorias

Presidente do Irã fala com co-fundador do Twitter e sugere fim de censura no país

Uma cena de contradição marca o Irã atualmente: qualquer cidadão está impedido de acessar redes sociais, exceto seu líder, Hassan Rouhani, que chegou a usar o Twitter durante sua campanha presidencial. Mas parece que as coisas logo irão mudar: na terça-feira (01), Rouhani sugerido em tweets trocados com o presidente e co-fundador da rede de microblogs, Jack Dorsey, que a proibição em seu país poderia eventualmente acabar.

Ao ser perguntado por Dorsey se cidadãos iranianos poderiam ver ser tweets, Rouhani mencionou uma recente entrevista com Christiane Amanpour, da CNN, e disse estar trabalhando para “garantir que o povo do Irã seja confortavelmente capaz de acessar informações de todo o mundo e usá-las”, mas que isso levaria pelo menos alguns meses.

Co-fundador do Twitter oferece ajuda para acabar com censura no país
Co-fundador do Twitter oferece ajuda para acabar com censura no país

Rouhani, que é presidente há cerca de um mês, está no Twitter desde maio, quando anunciou que estaria disputando pelo cargo. Ele também já twittou ao presidente dos EUA, Barack Obama, depois que os dois se falaram ao telefone na semana passada.

Rouhani já admitiu que seus partidários usaram mídias sociais fortemente durante a campanha presidencial e que isso não iria parar só por ele ter assumido o cargo. “Há grandes redes sociais a nível mundial atualmente e acredito que todos os seres humanos têm o direito, e todas as nações também, de usá-las”, explicou.