Categorias

Procon-SP lista sites a serem evitados durante a Black Friday

Assim como as canções natalinas na TV, os enfeites nas lojas e o congestionamento online da Black Friday, outra tradição dessa época é a lista atualizada do Procon-SP de sites a serem evitados.

O objetivo da lista é evitar que o consumidor seja enganado por 518 lojas fraudulentas ou problemáticas e o ideal é que o usuário consulte a listagem antes de aproveitar aquela oferta boa demais para ser verdade.

A lista disponível online contém endereços que foram alvos de reclamações no passado, foram investigados pelo Procon e os responsáveis se omitiram de solucionar os problemas ou sequer foram localizados. Há endereços que fazem parte do cadastro desde 2012 e continuam operando como se nada tivesse acontecido. Para Diógenes Carvalho, diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), é difícil para o governo atuar mais duramente contra esses endereços “diante das lacunas legislativas nas relações de consumo praticadas no ciberespaço”.

O Procon-SP também reiterou que irá ficar de olho aberto para outra “tradição” da Black Friday: lojas legítimas e até conhecidas do grande público que aumentam os preços pouco antes da data especial, para “reduzir” os valores durante a Black Friday e oferecer produtos “pela metade do dobro”. Segundo o comunicado oficial, “o consumidor que encontrar problemas relacionados a compras durante a Black Friday poderá registrar reclamação junto aos canais de atendimento do Procon-SP. O fornecedor irá responder a processo administrativo que poderá resultar em multa”.

O órgão também se comprometeu a fiscalizar ativamente lojas físicas e virtuais durante essa sexta-feira para coibir a chamada “Black Fraude” e publicará um relatório do período na próxima semana.