Categorias

Proteção de filme Blu-ray é quebrada

Mesmo hacker que conseguiu copiar pela primeira vez HD DVD repete o feito com o formato concorrente.

O hacker conhecido como muslix64 quebrou, no final de dezembro, a proteção antipirataria das mídias de alta definição HD DVD através do uso de uma chave embutida no filme e utilizada por tocadores para permitir a reprodução. Agora, através do mesmo método, muslix64 conseguiu façanha semelhante com o Blu-ray, concorrente da HD DVD.

De acordo com o site The Register, o feito foi possível graças a informações e dados providos pelo hacker Janvitos através do site de vídeo Doom9, o mesmo que hospeda as instruções de quebra de proteções para a HD DVD, e posteriormente aplicados numa cópia do filme Lord of War em Blu-ray.

Muslix64 disse que não precisou nem de um tocador Blu-ray para burlar a proteção DRM existente no título, e afirma ter demorado apenas 24 horas para concluir seu trabalho. Isto por que tanto o HD DVD quanto o Blu-ray utilizam a tecnologia HDCP (High-Bandwidth Digital Content Protection) para autenticação, além de criptografias semelhantes através de implementações de AACS (Advanced Access Content System).

Ao contrário da ocasião anterior, quando muslix64 resolveu não oferecer qualquer ferramenta para descobrir a chave de filmes HD DVD, agora o hacker disponibilizou uma ferramenta de apenas 18 KB que permite extrair as chaves de filmes em discos Blu-ray.

Depois de completo, o arquivo pirateado pode ser reproduzido perfeitamente através do tocador open source VLC, e uma lista de chaves para diferentes filmes já passa a circular a internet, conforme noticiou o site Hexus.

Agora, é necessário que os hackers consigam quebrar a BD+, o segundo tipo de proteção aplicado a filmes Blu-ray, para que o formato tenha sido completamente desbloqueado, mesmo que esta ainda não esteja sendo amplamente empregado em filmes.

No entanto, ambos os formatos de alta definição permitem que as chaves de decodificação sejam atualizadas contra ataques, para impedir que um filme pirata seja reproduzido em softwares. Sendo assim, os trabalhos de muslix64 apenas abrem as portas da quebra de proteção dos novos formatos, iniciando a guerra entre os estúdios (trabalhando para produzir proteções cada vez mais eficientes e sempre ditas “inexpugnáveis”) e os hackers (ávidos por neutralizar quaisquer novas proteções).

Com informações de Magnet.