Categorias

Próximo Windows será único para todas as plataformas

O CEO da Microsoft Satya Nadella confirmou o que já se especulava tempos atrás: não haverá mais diferentes versões do Windows para desktop e dispositivos móveis. “Isso significa um sistema operacional que cobre todos os tamanhos de tela”, declarou durante uma conferência.

Nos tempos de Steve Ballmer, a Microsoft possuía diferentes equipes produzindo diferentes versões do Windows para cada dispositivo. Cada equipe trabalhava isolada das demais. Assim, na geração atual, existem o Windows Phone OS, o Windows RT e o Windows 8 para computadores pessoais.

Mas isso agora mudou: Nadella avisou que o desenvolvimento do próximo Windows irá convergir “de três sistemas operacionais para um único sistema operacional”. Segundo o novo CEO, há agora um único time de desenvolvimento com uma arquitetura comum.

Uma das vantagens da mudança seria o surgimento de uma plataforma única para aplicativos, que passariam a funcionar independente do dispositivo onde são instalados. Desta forma, desenvolvedores de aplicativos poderiam atingir uma audiência muito maior PCs, laptops, tablets, Windows Phones e consoles Xbox simultaneamente.