Categorias

Rumor: Facebook supostamente estaria negociando compra de fabricante de drones

Parece que o Facebook já está se preparando para sua próxima grande aquisição: De acordo com o TechCrunch e a CNBC, a rede social vai comprar a fabricante de drones Titan Aerospace por US$ 60 milhões e planeja usar seus veículos para ajudar a espalhar o acesso à Internet ao redor do mundo.

A fabricante seria, obviamente, uma estranha aquisição para o Facebook, que em grande parte é voltada para a compra de empresas de tecnologia de consumo e aplicativos – mais notavelmente, WhatsApp e Instagram. Mas ambos os sites estão informando que a compra vai servir para o Internet.org, uma iniciativa lançada pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, no ano passado, e que tem o objetivo de levar internet para o mundo todo.

Compra deve ser usada por fundação de Zuckerberg
Compra deve ser usada por fundação de Zuckerberg

O plano é muito menos estranho do que parece: A Titan Aerospace diz que seus drones movidos a energia solar são capazes de permanecer no ar por até cinco anos de cada vez. E quando usado como um centro de comunicação, a empresa garante que um único robô poderia criar uma rede de voz e dados com “o alcance de mais de uma centena de torres de celular terrestres”. Supostamente, o primeiro alvo do Facebook para testar os drones seria a África.

Como nada ainda foi confirmado, não se sabe ainda quando e se os drones seriam realmente testados. O Facebook não respondeu imediatamente a pedidos de comentários.