Categorias

Rússia processa o Google em quase sete milhões de dólares por causa do Android

O Google perdeu um processo na Justiça na Rússia e terá que pagar ao governo uma multa de US$6.75 milhões por causa do Android.

O pivô do processo seriam os conhecidos aplicativos pré-instalados que vem no sistema operacional, que caracterizariam concorrência desleal e monopólio no entendimento do tribunal.

A reclamação contra o Google foi aberta pelo Yandex, o maior mecanismo de busca russo, contra a empresa americana. Uma vez que a vasta maioria do mercado local de smartphones é dominada pelo Android, o aplicativo de busca nativo do Google estaria batendo de frente com o concorrente local. Embora o valor da multa seja irrisório para o Google, menos do que a empresa americana fatura em uma hora de existência, a decisão da Justiça sinaliza uma mudança de perspectiva e pode abrir um precedente perigoso para o gigante da busca a nível mundial.

Na Rússia, o Yandex responde por 60% do volume de buscas nos desktops e está lutando para repetir essa hegemonia nas plataformas móveis. Com todo o ecossistema do Google pré-instalado em dispositivos Android, essa tarefa não tem se provado tão fácil. Com a decisão da Justiça favorável ao aplicativo local, o Google pode estar prestes a encarar uma série de outras batalhas judiciais em outros mercados onde exista concorrência para seus produtos.