Categorias

Samsung apresenta seu assistente virtual

A Samsung apresentou formalmente ontem seu assistente virtual para smartphones, pouco menos de seis meses após a aquisição da startup Viv e sua tecnologia de Inteligência Artificial.

Batizado de Bixby, o assistente de voz tem os mesmos pais que Siri, a assistente disponível para iOS, e foi confirmado para vir embarcado no novo Samsung Galaxy S8.

No competitivo mercado dos assistentes digitais, a Samsung promete três pontos diferenciais para Bixby: acesso integral às funcionalidades de qualquer aplicativo, compreensão de contexto e alta tolerância cognitiva. O objetivo é oferecer um assistente que faça mais pelo usuário, de forma mais precisa. Nas palavras de InJong Rhee, Vice-Presidente Executivo da gigante sul-coreana e diretor de divisão de pesquisa e desenvolvimento, “Bixby será nosso primeiro passo em uma jornada para abrir completamente novos caminhos de interação com seu telefone”.

samsung-bixby

Ao contrário de Siri, Cortana ou Google Assistant, que possuem acesso a um número limitado de funções de aplicativos terceirizados, uma vez que o aplicativo ofereça suporte ao Bixby, o assistente da Samsung poderá acionar toda e qualquer tarefa executada pelo aplicativo, se tornando a escolha de interface do usuário a qualquer momento que for ativado. Inicialmente, o Samsung Galaxy S8 virá com um conjunto de aplicativos com esse nível de suporte e a empresa tem planos para ampliar esse catálogo a médio prazo.

Outra característica será a capacidade do Bixby de compreender melhor o contexto em que o usuário está acionando suas funcionalidades. De acordo com a Samsung, o assistente estará atento a todo momento ao que é realizado no smartphone, preparado para assumir a interface de imediato, sem perder a tarefa que estava sendo executada e capacitado para entender as necessidades do momento.

Por último, o pilar final do assistente digital desenvolvido pela Viv é o poder de compreender comandos mesmo que não sejam pronunciadas as palavras corretamente ou as informações estejam incompletas. Bixby deverá intuir o que está sendo pedido e atender à solicitação da melhor maneira possível, liberando o usuário da necessidade de memorizar instruções verbais exatas.

A Samsung está tão confiante na eficiência e na aceitação de Bixby que pretende transformar a entrada do assistente por voz no Galaxy S8 em uma ponta de lança de uma invasão em toda sua linha de produtos. Segundo InJong, “no futuro, você será capaz de controlar seu ar condicionado ou TV através do Bixby. (…) na medida em que o ecossistema do Bixby cresce, nós acreditamos que o Bixby irá evoluir de uma interface de smartphone para uma interface para sua vida”.