Categorias

Serviço de Internet gratuita do Facebook também é desativado no Egito

Depois de ter sido fechado na Índia na semana passada, o serviço de Internet gratuita patrocinado pelo Facebook também foi suspenso no Egito pelas autoridades locais, sem maiores explicações.

O controverso programa Free Basics, conhecido anteriormente como Internet.Org está enfrentando forte resistência de entidades governamentais e defensores da neutralidade da web.

O programa havia estreado no Egito dois meses atrás, oferecendo acesso gratuito ao Facebook e a um número selecionado de outros sites. Dados oficiais indicam a adesão de mais de 3 milhões de usuários no país. Nesta quarta-feira, o serviço foi interrompido pela parceira da iniciativa, a operadora de telefonia Etisalat Egypt, sem que fosse dado um motivo para a suspensão.

De acordo com uma fonte não-identificada da agência de notícias Reuters dentro do Ministério das Telecomunicações do Egito, “uma permissão requerida pelo governo não foi renovada”. Não há dados se a falha foi do Facebook ou se as autoridades locais revogaram a renovação.

Em nota oficial, o Facebook lamenta a desativação: “nós estamos desapontados que o Free Basics não estará mais disponível no Egito”. Apesar do aparente caráter definitivo do comunicado, a empresa também afirma que pretende “resolver essa situação em breve”.