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Serviço de internet por satélite chega ao Brasil

Depois de muita expectativa, serviço americano de internet banda larga por satélite chega ao Brasil nessa sexta-feira, 1º de Julho, para empresas e residências.

Empresa americana Hughes promete cobrir 100% do território nacional, mas os preços e a franquia limitada podem assustar os usuários…

Quando foi anunciado pela primeira vez em Janeiro desse ano, o serviço de acesso mais econômico com velocidades de 10 Mbps teria um custo de aproximadamente R$200. A operadora havia avisado que esse ainda não era o valor definitivo e agora, no lançamento, o mesmo pacote será cobrado R$ 249,90. Quem estiver interessado em mais velocidade, terá que desembolsar ainda mais, em planos de R$ 349,90 para 15 Mega e R$ 449,90 para 20 Mega.

Rafael Guimarães, presidente da Hughes Brasil, justifica a tabela do serviço: “Verificamos na prática que há milhões de pontos de acesso onde as pessoas instalam tecnologia de rádio e têm custos muito mais altos, tanto de instalação como de mensalidade. Vimos pessoas pagarem 500 reais por mês por conexões de 1 Mbps ou 500 Kbps. Não faremos marketing ativo para clientes que podem ter acesso à internet de qualidade de outras empresas. Vocês não vão ver propaganda nossa na televisão”.

Outro fator que pode funcionar como uma barreira para o consumidor é a polêmica franquia limitada. Para Guimarães, dada a tecnologia utilizada, a operadora não tem outra solução para esse problema: “trabalhamos de uma forma que fica impossível sem colocar limite de franquias: o excesso de uso de um cliente literalmente prejudica os demais usuários da mesma conexão. Vamos educar os clientes e trabalhar com a redução para continuar entregando a velocidade prometida”. Mas haverá uma franquia maior reservada para o horário noturno, que apresenta baixo pico de utilização.

Apesar dos pesares, o serviço pode e deve beneficiar muitos usuários que não teriam acesso a uma internet de banda larga por outros caminhos. Segundo pesquisas encomendadas pela empresa, 54% dos assinantes potenciais tem uma conexão inferior nas áreas onde a internet via satélite pretende atuar e 43% deles nem mesmo tem acesso a uma internet fixa.

A Hughes tem mais de dez anos de experiência no mercado norte-americano e essa é sua primeira empreitada no exterior. Inicialmente, o serviço será oferecido em Minas Gerais e São Paulo, mas a empresa pretende atingir 21 estados. A meta é oferecer 90% de cobertura nacional em 2018 e alcançar 100% em 2020.