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Serviços da Apple saíram do ar na quinta-feira

No final da tarde de quinta-feira, quase todos os serviços da Apple saíram do ar simultaneamente: App Store, iCloud, iTunes, TV, Photos e outros.

A interrupção afetou usuários do mundo todo e começou por volta das 17h (horário de Brasília), e os serviços só voltaram a se normalizar completamente quatro horas depois.

A lista de serviços que ficaram indisponíveis incluiu Back to My Mac, Documents in the Cloud, Find My Friends, Find My iPhone/iPad/iPod Touch/Mac, iCloud Account and Sign In, iCloud Backup, iCloud Bookmarks, & Tabs, iCloud Calendar, iCloud Drive, iCloud Notes, iCloud Reminders, iCloud Storage Upgrades, iCloud Web Apps (iCloud.com), iPhone Calls to iPad/Mac, iTunes in the Cloud, iWork for iCloud, Mac App Store, Mail Drop, Photos e iMovie Theater.

Na primeira hora da queda dos serviços, a Apple publicou um comunicado sucinto na página de status de seus serviços, com a lista e a informação: “usuários estão experimentando um problema com os serviços listados acima. Nós estamos investigando e iremos atualizar o status na medida em que mais informações se tornem disponíveis”.

O problema surge em um momento em que a Apple está investindo pesado em seus serviços pagos para não ter o futuro de suas operações vinculado somente à venda de hardware. A empresa vem, nos últimos anos, ampliando consideravelmente sua oferta de serviços online, que dependem dos servidores de nuvem da empresa para seguirem funcionando.

Não há até o momento uma explicação oficial para a falha maciça e simultânea desses serviços.