Categorias

Site leva personalização da web ao extremo

A Netvibes, companhia de internet da Europa, colocou o poder de criar portais nas mãos de usuários individuais, desafiando as estratégias das gigantes on-line. Com o Netvibes Universe, os usuários têm, de graça, a possibilidade de publicar suas páginas na web como portais na internet personalizados, com tudo o que é preciso saber.

“Com a web 2.0, ninguém pode ter o espaço inteiro, é preciso entender como distribuir o conteúdo pelo maior número de plataformas. Tentamos ser a cola entre todos esses serviços da web”, disse Tariq Krim, fundador da empresa.

O serviço atua mais como uma aplicação para o desktop do que como um típico site, permitindo que pessoas sem nenhuma habilidade de programação possam arrastar, largar e mover características pela página, podendo desenhá-la e publicá-la em minutos. Esses sites podem apresentar vídeos e fotos, notícias, e-mails, podcasts, notificações de leilões no eBay e milhares de outras fontes de informação on-line. A diferença para os próprios sites das companhias é que, com a novidade, os usuários podem selecionar páginas ou escolher funções específicas para seu próprio “universo”.

“A empresa permite acesso livre ao conteúdo da web 2.0”, disse o analista Charlene Li, da Forrester Research. “Tradicionalmente, você tinha que pedir a cada companhia permissão para fazer isso em qualquer página. Agora você pode ler o Gmail ao lado do Hotmail e do e-mail do Yahoo.”

Mesmo dentro dessas empresas, Li afirma que já há a visão de que não é possível afastar as pessoas dos produtos competidores. A nova lógica da web é que cada serviço precisa viver ao lado de seus concorrentes.

O novo serviço tem 100 cadastros, entre companhias, grupos sem fins lucrativos, atores de cinema e celebridades que podem criar seus próprios “universos” na web. Por enquanto, apenas essas pessoas podem utilizar o serviço, que deve ser aberto para todos os usuários em junho. A Netvibes lançou o software a ser utilizado no serviço nesta segunda-feira (16), Web 2.0 Expo em São Francisco.

Com informações de G1.