Categorias

Sites atraem investidores e produzem álbuns de novatos

Produção musical via web ja é realidade
Fazer do internauta um produtor musical é a proposta do site holandês SellaBand, que desafia o usuário a atuar como empresa de discos, descobrindo a “estrela de amanhã”.

O site é dividido em duas categorias, os artistas e os “believers” (os que acreditam nos artistas). O artista faz seu
perfil e oferece algumas músicas para serem baixadas. Se o internauta acreditar no potencial do artista, pode investir nele, comprando cotas, que custam US$ 10 cada uma.

O artista que conseguir um investimento de US$ 50 mil ganha a produção de um CD. A renda é dividida igualmente entre o artista, os seus apoiadores e o SellaBand. Segundo o site, que está no ar desde 2006, mais de 20 artistas, de nove nacionalidades, já gravaram um CD financiado dessa forma.

Concorrente do SellaBand, o site francês www.mymajorcompany.com revelou o cantor Grégoire no ano passado. Em menos de cinco meses, Grégoire reuniu 70 mil, com 347 investidores. O álbum dele virou disco de diamante, e os internautas/produtores receberam 53 por cota de 10 –um lucro de mais de 400%.

O britânico www.slicethepie.com é outro exemplo desse modelo de atuação.

Já o francês www.kisskissbankbank.com, criado no mês passado, propõe investir em artistas conhecidos. “Somos uma plataforma de relacionamento entre internautas e produtores profissionais”, diz Vincent Ricordeau, presidente do site.

Com informações de Folha de S. Paulo.