Atentas ao sucesso dos universos virtuais, em que o usuário, representado por um avatar, passeia por um cenário conversando com outros e cumprindo missões, empresas criaram sites que são uma espécie de Second Life mirim.
O Habbo Hotel (www.habbo.com.br) e o Club Penguin (www.clubpenguin.com) são dois desses sites, que têm algumas similaridades, mas são voltados a públicos diferentes.
Único com versão em português entre os sites testados pela reportagem, o Habbo Hotel é recomendado para maiores de 13 anos. Ao entrar no jogo, porém, percebe-se que há muitos usuários que se dizem um pouco mais novos, na faixa entre 10 e 12 anos. Os avatares que representam os usuários no Habbo Hotel podem ter cabelos, rosto e roupas alterados para ficar com a “cara” do dono.
Uma vez montado o personagem, o jogador entra no hotel, onde pode andar pelas áreas públicas, como recepção, jardins e piscina, ou entrar nos quartos criados por outros usuários.
Entre as atividades mais divertidas estão nadar na piscina, dançar, explorar os quartos e as áreas públicas ou simplesmente conversar com outros usuários pelo caminho.
Os avatares também podem criar seus próprios quartos e decorá-los com mobílias, além de obter bichos de estimação como jacarés.
O principal porém do Habbo Hotel está no mecanismo de compra de itens. Para obter moedas do jogo, é preciso gastar dinheiro de verdade, e não há mecanismos dentro do próprio jogo que permitam obter dinheiro virtual.
Cinco moedas do jogo custam R$ 3; 30 moedas, R$ 13. Para comprar cada item de mobília é preciso ter, geralmente, de uma a cinco moedas.
Segurança
Os quartos criados pelos usuários podem ser fechados, permitindo o acesso só de avatares que são “amigos” no jogo.
Outro recurso de segurança do jogo é o filtro aplicado às mensagens trocadas entre os usuários; palavras consideradas inapropriadas são substituídas por “bobba”.
Apesar do filtro, porém, nos testes da reportagem foi possível presenciar algumas conversas de conteúdo maduro ou sexual dentro do jogo.
Os pais devem ter em mente, também, que o Habbo Hotel tem publicidade no site (no qual se faz o login para entrar no ambiente do jogo) e marketing dentro do hotel, como em espaços que são patrocinados por marcas do mundo real.
Pingüins
Voltado a crianças menores, a partir de oito anos, o Club Penguin tem similaridades com o Habbo Hotel. O usuário também é representado por um avatar, que nesse caso é um pingüim colorido.
Os pingüins passeiam por um mundo virtual, que tem, além de espaços públicos, iglus criados por cada usuário.
A principal diferença em relação ao Habbo é que, no Club Penguin, as crianças ganham dinheiro virtual participando de jogos e brincadeiras. Não é possível comprar o dinheiro virtual com dinheiro de verdade.
Pode-se comprar uma assinatura do site, que dá direito a roupas para o pingüim e a alguns itens especiais; custa US$ 5,95 por mês. Mesmo sem a assinatura, porém, é possível usar todos os recursos do site.
O Club Penguin também oferece muitos jogos e atividades nas áreas públicas do mundo virtual, que vão de jogos de tabuleiro e de agilidade à leitura de pequenas histórias.
A reportagem verificou que os avatares passam mais tempo entretidos com as atividades do que conversando entre si.
Privacidade
Para aumentar a proteção das crianças menores, alguns servidores do Club Penguin funcionam só com o chamado Ultimate Safe Chat, em que as mensagens instantâneas dentro do jogo não podem ser digitadas; o usuário deve escolher uma frase em um menu.
Aqueles que escolherem o chat normal estarão sujeitos a um filtro mais tradicional; o site diz ainda ter moderadores 24 horas por dia.
Com informações de Folha Online.