Categorias

Software produzido no Brasil ajuda na segurança de grandes multidões

Engenhão foi base de testes para o CrowdSim

Com a proximidade de eventos que vão atrair grandes multidões, como as Olimpíadas e a Copa do mundo, a preocupação com a segurança em ambiente de grande aglomeração cresce bastante. Buscando aprimorar o planejamento de segurança nesses locais, pesquisadores brasileiros criaram um software que leva em conta os perfis de público para mapear a velocidade de deslocamento das pessoas, tempo gasto para esvaziar o ambiente e pontos de maior concentração tanto de normalidade quanto de emergência.

Chamado CrowdSim, o sistema reproduz virtualmente o local onde ocorre o evento, indicando a localização de portas, banheiros, lanchonetes, e faz previsões sobre o tempo de deslocamento do público, e também da porcentagem de pessoas que, ao término do evento, se dirige para a saída. As simulações são feitas levando em consideração o comportamento do público, que é diferente para cada tipo de evento.

O mapeamento simula diversos cenários e elabora o planejamento para diferentes situações, como tumultos e urgências para evacuar o local, além de servir para planejar alterações que deem maior conforto ao público.

O CrowdSim foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Simulação de Humanos Virtuais da faculdade de informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). 

– A ideia é usar a simulação virtual do ambiente para exibir vídeos ao público com orientações de como e onde está a saída, o banheiro, a lanchonete e o serviço médico mais próximos de cada setor, e o que fazer em caso de incidentes. Pode-se usar o software antes de construir o ambiente, enquanto ele existe só em planta para orientar a construção. Depois do ambiente construído, para planejamento, para treinamento do setor de segurança e, depois, para alertar à população – afirma a coordenadora do projeto, Soraia Raupp.

O software foi testado no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro, enquanto o sistema era desenvolvido. O produto ainda não está à venda, pois vai passar por aprimoramentos, mas espera-se que custe até dez vezes menos que similares importados.

O CrowdSim é desenvolvido há cerca de um ano e meio , e possui recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que possui vínculo com o Ministério de Ciência e Tecnologia.