Categorias

Steven Spielberg irá dirigir adaptação cinematográfica de “Jogador Número 1”

Depois de muita especulação, a adaptação cinematográfica do livro Jogador Número 1 já tem diretor confirmado. E é ninguém menos que Steven Spielberg.

A produção será o próximo projeto do diretor e as filmagens devem começar a partir do ano que vem. O elenco ainda não foi definido mas o roteiro final foi escrito por Zak Penn, responsável por vários filmes baseados em quadrinhos, como X-Men: O Confronto Final, O Incrível Hulk, Elektra e Os Vingadores.

A adaptação de Jogador Número 1 também marca o retorno de Spielberg à Warner Bros após 14 anos longe do estúdio. Seu último trabalho por lá foi Inteligência Artificial, em 2001. Embora o diretor não tenha se manifestado publicamente sobre a escalação, seu retorno foi celebrado por Greg Silverman, Presidente de Desenvolvimento Criativo do estúdio: “estamos eufóricos em receber Steven de volta à Warner Bros”.

Jogador Número 1 (“Ready Player One”, no original) foi escrito em 2011 por Ernest Cline e mergulha fundo no tema da realidade virtual. No futuro distópico de 2044, todos estão conectados ao mundo virtual de OASIS. Com a morte do fundador da tecnologia, começa uma caçada por uma série de pistas dentro daquele universo digital que irão determinar quem será o herdeiro da empresa.

Jogador - Livro
Capa do livro publicado no Brasil pela Leya

O livro é repleto de referências à cultura pop, envolvendo jogos, filmes e livros e se tornou um sucesso entre o público geek, sendo publicado em 40 países, incluindo o Brasil. O próprio Steven Spielberg é citado nominalmente na obra como um dos diretores favoritos do criador de OASIS. Trabalhos famosos do diretor, como E.T. e a franquia Indiana Jones também aparecem entre as surpresas escondidas em Jogador Número 1.

Os direitos de adaptação do livro foram comprados em um leilão pela Warner antes mesmo de Ernest Cline publicar a obra. Nos últimos cinco anos, o roteiro veio sendo lapidado enquanto o estúdio procurava o nome certo para assumir a cadeira de diretor. Nomes como Christopher Nolan (Interestelar), Edgar Wright (Todo Mundo Quase Morto), Peter Jackson (O Hobbit) e Matthew Vaughn (Kick-Ass) foram cotados antes de Steven Spielberg ser confirmado.