Categorias

Taxistas causam tumulto em São Paulo para protestar contra o Uber

Um grupo de cerca de 200 taxistas causou pânico na madrugada desta sexta-feira (29) em São Paulo para hostilizar motoristas do Uber que tentavam pegar passageiros.

O tumulto aconteceu na saída do baile de Carnaval organizado pela revista Vogue no hotel Unique, nos Jardins e teria sido organizado pelo Simtetaxi-SP (Sindicato dos Motoristas nas Empresas de Táxi no Estado de São Paulo).

De acordo com Luís Aguiar, diretor do Simtetaxi-SP, a entidade solicitou que a Prefeitura fiscalizasse o evento para evitar a ação irregular dos motoristas privados através do aplicativo Uber. “O DTP [Departamento de Transporte Público] não mandou fiscalização, então a categoria começou a agir com as próprias maneiras dela”, justificou Aguiar.

Motoristas de carros pretos, característicos do serviço de caronas pagas, eram cercados por uma turba de taxistas assim que se aproximavam do hotel Unique. Com muito barulho, ameaças e até pedradas, os taxistas tentavam evitar que os convidados da festa utilizassem o serviço, coagindo-os a embarcar em um dos táxis que pertenciam aos manifestantes.

Um agente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que chegou ao local para conter o tumulto também enfrentou a hostilidade dos manifestantes e alega ter sido agredido pelos taxistas. Nesse momento, a Polícia Militar que apenas observava a confusão, se prontificou a garantir a segurança do funcionário público. Antes disso, um fotógrafo também já havia sido atacado e dois veículos depredados. Segundo a PM, um cassetete foi furtado por um dos manifestantes.

O autônomo Francisco Carlos Indalecio é o dono de um dos carros apedrejados e contou para os jornalistas que não trabalha para o Uber e foi apenas levar amigos da filha para o baile de Carnaval. “Dei a volta no quarteirão e parei o carro para telefonar. Uns dez taxistas gritaram ‘é Uber’ e começaram a depredar o carro”, explicou Indalecio na delegacia enquanto registrava um boletim de ocorrência.

Em nota oficial sobre o incidente o Uber declarou que “repudia qualquer tipo de violência e lamenta profundamente a selvageria que ocorreu nesta noite de uma festa tão bonita”.