Categorias

Tecnologia da Microsoft pretende revolucionar as videoconferências

Uma tecnologia desenvolvida pela Microsoft Research, divisão de pesquisas da empresa, pode mudar o conceito de videoconferências como conhecemos.

Usando sensores especiais de mapeamento do ambiente, a Room2Room permite que você visualize em tamanho real a pessoa com quem você está falando na mesma sala que você.

Os testes da nova tecnologia foram realizados com duas câmeras de profundidade do Kinect e um conjunto de projetores 3D para sincronizar os movimentos de uma pessoal real e projetá-los simultaneamente em outro espaço físico enquanto a conversação acontece.

room2room

O objetivo da experiência é melhorar o processo comunicativo e os pesquisadores garantem que os resultados são promissores. Em um teste de colaboração para a resolução de um desafio, os participantes que utilizaram o Room2Room tiveram um desempenho superior ao obtido por aqueles que tiveram acesso somente a uma videoconferência convencional.

Segundo os parâmetros do teste, que envolviam um puzzle para ser solucionado em grupo, os participantes que estavam fisicamente presentes uns com os outros conseguiram alcançar a solução em 4 minutos. Aqueles que resolveram o problema através do Room2Room realizaram a tarefa em 7 minutos, enquanto aqueles que usaram somente o Skype em 2D gastaram 9 minutos para superar o desafio.

O artigo acadêmico publicado pela Microsoft Research registra que “os resultados quantitativos sugerem que, previsivelmente, comunicação cara a cara é superior em termos de tempo de realização de tarefas, senso de presença e eficiência da comunicação. Entretanto, usar nosso sistema ao invés do Skype levou a um avanço significativo no tempo de realização da tarefa, sugerindo que nosso sistema torna situações espacialmente situadas mais fáceis de se realizar”.