Categorias

Telegram bate 100 milhões de usuários

Telegram, o principal rival do WhatsApp tem razões para comemorar o segundo lugar na preferência dos aplicativos de mensagens: a marca de 100 milhões de usuários, com 350 mil novos assinantes diários.

A empresa anunciou hoje em Barcelona, durante o Mobile World Congress, que cerca de 15 bilhões de mensagens são entregues pelo aplicativo diariamente.

O Telegram tem apresentado uma taxa de crescimento acelerada. Seus últimos números em Maio do ano passado apontavam cerca de 62 milhões de usuários, enviando 2 bilhões de mensagens diariamente. Enquanto o número de assinantes subiu em torno de 60%, o volume de mensagens disparadas pelo aplicativo teve um aumento explosivo de 650% no mesmo período.

Apesar do crescimento, o Telegram ainda tem muito caminho pela frente para derrubar os rivais do Facebook. Enquanto o Messenger agrega 800 milhões de usuários mensais, o WhatsApp impressiona com um bilhão de assinantes ativos, um número dez vezes superior ao conquistado pelo Telegram.

O foco do Telegram desde sua criação em 2013 tem sido a privacidade das mensagens e a criptografia é a ferramenta adotada pelo aplicativo para proteger a comunicação entre dois usuários da interceptação por terceiros. Por este motivo, o Telegram já foi acusado no passado de ser utilizado por grupos terroristas ou criminosos para coordenar operações ilegais. Acusação que já foi refutada pela empresa diversas vezes.

O uso da encriptaçãop ara proteger a privacidade de seus usuários coloca a empresa na mesma saia justa em que a Apple se encontra no momento. O CEO do Telegram, Pavel Durov, se posicionou ao lado da empresa americana no impasse atual com o FBI: “eu estou do lado de Tim Cook. A sociedade em cada país tem que decidir se ela deseja fazer essa troca, entre a privacidade e aquilo que é percebido como alta segurança e mínimo risco de terrorismo”.