Categorias

Tim Cook envia email para funcionários da Apple sobre impasse com o FBI

Depois da carta aberta para os usuários sobre o impasse entre a empresa e o FBI, Tim Cook enviou um email para todos os funcionários para reforçar a posição da Apple.

A mensagem foi enviada na manhã desta segunda-feira e conseguida pela imprensa internacional. No memorando, o CEO da Apple repete que “o que está em jogo é a segurança dos dados de centenas de milhões de pessoas que seguem as leis”.

Enviado para os funcionários com o título “Obrigado pelo seu apoio”, confira a íntegra do email:

Time,

Na semana passada, nós pedimos aos nossos clientes e pessoas em todos os Estados Unidos para se juntarem em um diálogo público sobre questões importantes que nosso país enfrenta. Nessa semana desde aquela carta, sou sou grato pela reflexão e discussão que tenho lido e ouvido, assim como a manifestação de apoio que recebemos de toda a América.

Como indivíduos e como uma empresa, nós não temos nenhuma tolerância ou simpatia por terroristas. Quando eles cometem atos inenarráveis, como os trágicos ataques em San Bernardino, trabalhamos para ajudar as autoridades a buscar justiça para as vítimas. E isso é exatamente o que fizemos.

Este caso é muito mais do que um único telefone ou uma única investigação, por isso, quando recebemos o pedido do governo sabíamos que tínhamos de falar. O que está em jogo é a segurança dos dados de milhões de pessoas que seguem as leis, e estabelecendo um precedente perigoso que ameaça as liberdades civis de todos.

Como vocês sabem, nós usamos a criptografia para proteger os nossos clientes – cujos dados estão sob cerco. Nós trabalhamos duro para melhorar a segurança com cada versão do software porque as ameaças estão se tornando mais frequentes e mais sofisticadas o tempo todo.

Alguns defensores da ordem do governo querem reverter a proteção de dados do iOS 7, que nós lançamos em setembro de 2013. A partir do iOS 8, começamos a criptografia de dados de uma forma que nem mesmo o próprio iPhone pode ler sem a senha do usuário, portanto, se for perdido ou roubado, nossos dados pessoais, conversas, informações financeiras e de saúde estão muito mais seguros. Nós todos sabemos que voltar o relógio desse progresso seria uma ideia terrível.

Os nossos concidadãos sabem disso também. Durante a semana passada eu recebi mensagens de milhares de pessoas de todos os 50 estados, e a esmagadora maioria está escrevendo para expressar o seu forte apoio. Em um e-mail, um desenvolvedor de aplicativo de 13 anos nos agradeceu por estar defendendo “todas as gerações futuras”. E um veterano do exército de 30 anos me disse: “Como a minha liberdade, eu sempre considero a minha privacidade como um tesouro.”

Eu também ouvi isso de muitos de vocês e estou especialmente grato por seu apoio.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o caso e nós queremos fazer com que eles entendam os fatos. Então, hoje estamos postando respostas sobre no apple.com/customer-letter/answers/ para fornecer mais informações sobre esta questão. Encorajo vocês a lê-las.

A Apple é uma empresa exclusivamente americana. Não parece certo estar no lado oposto ao do governo em um caso centrado nos direitos e liberdades que o governo deveria proteger.

O nosso país tem sido sempre mais forte quando estamos juntos. Nós sentimos que o melhor caminho a seguir seria o governo retirar suas reivindicações ao abrigo da lei All Writs Act e, como alguns no Congresso propuseram, formar uma comissão ou outro painel de especialistas em inteligência, tecnologia e liberdades civis para discutir as implicações na aplicação da lei à segurança nacional, privacidade e liberdades pessoais. A Apple iria de bom grado participar em tal esforço.

As pessoas confiam na Apple para manter seus dados seguros, e esses dados são uma parte cada vez mais importante na vida de todos. Vocês fazem um trabalho incrível protegendo-os com os recursos que nós projetamos em nossos produtos. Obrigado.

Tim