Categorias

Torrentz fecha as portas

Depois do fechamento do KickAss Torrents pelas autoridades, algo parece estar acontecendo nos bastidores dos sites de torrent e na noite de ontem foi a vez do Torrentz encerrar suas atividades também.

O portal funcionava como um mecanismo de busca para diferentes sites de torrents e, depois de 13 anos de atividades, fechou sem qualquer explicação.

O endereço oficial ainda está no ar, mas apresenta uma mensagem abaixo do campo de busca: “Torrentz foi um rápido, gratuito e poderoso mecanismo de meta-busca combinando resultados de dezenas de mecanismos de buscas”. A única mudança no texto é o usado do verbo no passado, indicando um fim para o serviço. Mas qualquer tentativa de busca não retorna resultado algum e a frase é alterada para “Torrentz sempre irá te amar. Adeus”.

Se a legalidade dos sites de torrents é questionável e eles sempre utilizam o argumento de que não hospedam arquivo nenhum, e que os torrents são links para arquivos armazenados e compartilhados pelos usuários, o caso do Torrentz é ainda mais nebuloso. Tecnicamente, o site nem mesmo hospedava torrents, mas funcionava como uma busca para outros sites, que guardavam torrents. Na prática, o serviço oferecido não era muito diferente do que o Google faz, apenas focado na cena do compartilhamento de arquivos.

Até o momento, não foi oferecida qualquer explicação para o súbito fechamento do Torrentz, mas tudo indica que seja definitivo, encerrando mais um capítulo da conturbada história dos torrents.