Categorias

Uber recebe multa de mais de R$ 21 milhões por não revelar detalhes sobre suas viagens

O Uber terá de pagar para a Comissão de Utilidades Públicas da California (CPUC) nada menos que 7,3 milhões de dólares (mais de R$ 20 milhões) em multa por não fornecer informações sobre seus veículos e viagens.

A empresa não teria fornecido informações sobre quantos pedidos recebe para veículos acessíveis.

A CPUC também pediu algumas informações extras sobre: A causa de acidentes envolvendo motoristas, o número de viagens feitas por CEP, quantos passageiros pagaram por suas viagens, bem como a porcentagem de vezes que o Uber foi capaz de satisfazer os pedidos de veículos acessíveis.

taxi-uber

Revogando a multa, o Uber explicou o motivo para não ter dados para informar sobre veículos acessíveis: No momento do pedido da CPUC, o aplicativo de táxi não possuia uma opção para pessoas com cadeira de rodas. A empresa diz que, desde então, adicionou a opção para passageiros com deficiência solicitarem carros acessíveis.

Mas ainda assim, deficiência é um assunto polêmico na gigante, que está lutando contra diversas ações judiciais sobre a forma como trata passageiros com deficiência. Algumas pessoas cegas já chegaram até a serem recusadas por motoristas por terem cães de serviço.

O Uber também tem um histórico de ignorar pedidos de governos sobre dados, com um tribunal chegando até a fechar a maioria das bases a empresa há um tempo atrás.

A multa deve ser paga em 30 dias ou o Uber perde sua licença na Califórnia.