Categorias

Ubuntu, Suse e Fedora vão chegar à Windows Store

Está chegando o dia em que um usuário poderá tranquilamente baixar um sistema Linux através da loja oficial da Microsoft: Ubuntu, Suse e Fedora em breve estarão disponíveis na Windows Store.

O anúncio foi feito nessa quinta-feira durante a conferência Build 2017 organizada pela Microsoft para desenvolvedores e consolida um namoro entre o Windows e a comunidade Linux que começou lá atrás e encerra anos de atrito.

Com a iniciativa, subsistemas baseados em Linux poderão ser baixados diretamente a partir da loja virtual do Windows 10 e executados em um ambiente virtualizado dentro do sistema da Microsoft, conhecido como Windows Subsystem for Linux (WSL). A camada de compatibilidade já havia sido anunciada anteriormente e foi entregue na Atualização de Aniversário para o Windows 10. Ela brota de uma parceria entre a gigante de Redmond e a Canonical e permitirá rodar nativamente ferramentas e serviços típicos de um ambiente Linux por cima da WSL.

ubuntu_windows_store

A partir desta integração, desenvolvedores, entusiastas e estudantes poderão rodar aplicações para Windows e Linux lado a lado na mesma configuração. A novidade permite até que Ubuntu, Suse e Fedora sejam executados normalmente dentro do Windows 10 S, a versão mais restritiva do sistema operacional focada justamente no ambiente educacional, o que oferecerá uma oportunidade única de aprendizado para quem deseja aprender computação sem limitações de plataforma.