Categorias

Um terço dos humanos será substituído no trabalho por robôs ou aplicativos em 2025

Em 2025, há uma chance em três de que você perca o emprego e seja substituído por um robô ou um programa. Esse futuro das máquinas foi o tema da palestra de abertura do Gartner na conferência Symposium/ITxpo, nos Estados Unidos.

Essa substituição será possível graças a uma nova “super classe” de tecnologias propiciadas por “máquinas inteligentes”, capazes de executar diversos tipos de atividades, tanto do tipo físico quanto intelectual.

De acordo com o Gartner, programas inteligentes já são capazes de lidar com questões de múltiplas escolhas de longa data e estão começando a compreender ensaios e textos desestruturados. “Esta capacidade cognitiva em software irá se estender para outras áreas, incluindo análise financeira, diagnósticos médicos e empregos de análise de dados de todos os tipos”, afirma a palestra.

Para Peter Sondergaard, diretor de pesquisa do Gartner, “o trabalho de conhecimento será automatizado”. E decreta: “o novo mercado digital exige menos empregados; máquinas farão sentido dos dados muito mais rápido do que os humanos conseguem”.