Categorias

Unicamp e Microsoft oferecem curso inédito de análise de dados

A partir de março de 2018, a Unicamp, com apoio do Eldorado e do Microsoft Innovation Center (MIC) Campinas, oferecerá um Curso de Aperfeiçoamento em Mineração de Dados Complexos.

O curso inédito no país terá vinte semanas de duração, com aulas ministradas aos sábados, das 8h30 às 12h30 e das 13h30h às 17h30, e uma carga horária total de 180 horas.

O curso será composto por nove disciplinas lecionadas por professores do Instituto de Computação (IC) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp. O aluno irá aprender os principais métodos de análise de dados, recuperação de informação, mineração de dados, visualização de informação, tratamento de grandes volumes de dados (Big Data), além das mais modernas técnicas de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, inclusive Deep Learning.

O Microsoft Innovation Center (MIC) Campinas, além de apoiar o curso, oferecerá cotas de Azure, a plataforma de computação em nuvem da empresa, para o desenvolvimento do projeto final do curso, além de disponibilizar ferramentas de Inteligência Artificial para os alunos.

Para o professor Zanoni Dias, Coordenador do Curso de Mineração de Dados Complexos, “atualmente, o volume de dados disponíveis, nas mais diversas áreas, é enorme e, por meio desse curso, o aluno aprenderá como usá-los para gerar valor agregado”. E completa: “queremos preparar os profissionais de Campinas e região no domínio desses conhecimentos, os quais são cada vez mais importantes no mercado de trabalho”.

De acordo com o comunicado oficial, o curso traz total convergência com as tendências tecnológicas apontadas pelo Gartner para 2018. Os alunos aprovados nas nove disciplinas receberão certificado emitido pela Escola de Extensão da Unicamp.