Categorias

Universidade online oferece curso de Realidade Virtual… em Realidade Virtual

A universidade online Udacity irá oferecer um curso dedicado ao aprendizado dos princípios da Realidade Virtual utilizando justamente a Realidade Virtual como plataforma.

O projeto faz parte de uma lista de cursos batizados de nanodegrees que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo e visa formar profissionais para trabalharem no emergente mercado da Realidade Virtual.

O curso será capitaneado por Christian Plagemann, um dos fundadores do time do Google VR e desenvolvedor líder do Google Cardboard. Ele se juntou ao Udacity esse ano justamente com o propósito de criar o projeto na universidade online. A proposta é ensinar os fundamentos da tecnologia, mesmo para quem não tem conhecimento de programação. Segundo Plagemann, “nós queremos que as pessoas sejam capazes de escrever aplicações e experiências que são basicamente tão boas quanto a vida real, rápidas sem queda de frames e que pareçam absolutamente reais”.

Confira o vídeo de apresentação:

Os formandos terão que utilizar o Google Cardboard combinado com um smartphone para assistirem às aulas, que serão ministradas em ambientes completamente tridimensionais, ao contrário de outros cursos mais tradicionais oferecidos através do Udacity. Quem tiver acesso a equipamento de Realidade Virtual mais avançado, como um HTC Vive (parceira do projeto) ou um Oculus Rift, poderá ter uma matéria adicional, batizada de “High Immersion VR”.

O curso não é gratuito, custará US$199 por mês, mas a própria Udacity oferece diversas formas de recuperar o investimento. Embora o estudante possa participar das aulas e do aprendizado no ritmo que desejar, aqueles que completarem o curso dentro da duração padrão de um ano terão um estorno de 50% de todo o valor gasto. A plataforma também possui um sistema de garantia que se compromete a devolver as mensalidades integralmente se o estudante graduado não conseguir uma vaga na indústria em até 6 meses depois da conclusão do curso.

O Udacity está disponível no Brasil, com versão em Português para o site e diversos cursos. O nanodegree em Realidade Virtual ainda não foi incluído na versão nacional do portal, mas deverá aparecer em breve, tão logo o curso seja lançado. Quem desejar ser informado da disponibilidade do curso, pode se inscrever aqui.

É uma oportunidade de ouro para um mercado emergente. Segundo Plagemann, “há uma demanda quase infinita do lado das empresas por talentos em VR e existe uma demanda muito alta por pessoas que simplesmente querem aprender isso”.