Categorias

Universidade organiza primeira corrida de drones controlados pela mente

Corrida de drones controlados remotamente? Coisa do passado! A University of Florida realizou na semana passada a primeira corrida de drones controladas somente com o poder da mente.

Os veículos voadores disputaram a competição realizando manobras comandadas por um dispositivo que interpreta as ondas cerebrais de seus pilotos.

Durante o experimento, 16 voluntários utilizando o headset desenvolvido pelos pesquisadores conseguiram controlar e manobrar um grupo de drones DJI Phantom. Cada aparelho foi calibrado de acordo com o eletroencefalograma dos voluntários, para interpretar pensamentos como “decolar”, “acelerar” e “virar para a esquerda”.

Embora a velocidade alcançada esteja longe da obtida em outras competições, a tecnologia utilizada foi testada e aprovada com sucesso. Confira o vídeo:

A tecnologia brain-computer interface (BCI) que permite a interação direta entre o cérebro do usuário e o dispositivo eletrônico está avançando rapidamente e já tem diversas aplicações práticas, como o controle de próteses cibernéticas, mas essa foi a primeira vez que a BCI foi utilizada para controle de veículos aéreos.