0 Compartilhamentos 374 Views

Unlimited Detail: a tecnologia do futuro?

10 de agosto de 2011

Unlimited Detail
Um único vídeo foi o suficiente para fazer com que gamers e desenvolvedoras voltassem suas atenções a um pequeno estúdio australiano. E não foi para menos, afinal, a proeza da Euclideon com o chamado Unlimited Detail promete revolucionar a criação de jogos e oferecer um salto grandioso na qualidade visual das futuras produções.
Porém, até o momento, a forma com que a tecnologia funciona continua um mistério, pois a própria empresa se nega a revelar o funcionamento da novidade, prometendo mais informações em breve. Isso não impediu, no entanto, que o presidente da companhia, Bruce Robert Dell, desse uma rápida explicação sobre o que pode ser o próximo passo da computação gráfica.

A essência da matéria: o átomo
Esqueça a Geometria e relembre a Física

Para entender o funcionamento da Unlimited Detail é preciso ter em mente que um polígono é uma pequena superfície usada para dar forma aos elementos de jogos. Como ainda é impossível criar algo perfeitamente redondo, os programadores usam diversas dessas estruturas para simular o efeito, sendo preciso uma quantidade maior de polígonos cada vez menores para que nosso olho consiga ver esse arredondamento. No entanto, isso é algo que exige muito processamento, o que torna o processo limitado.
É aí que está o grande segredo da tecnologia da Euclideon. Ela abandona o uso desse tipo de artifício para dar lugar aos átomos — polígonos tão pequenos que deixam de ser uma superfície para se transformarem em pontos. Assim como as partículas que você aprendeu nas aulas de Física, essas microestruturas se agrupam para dar forma aos elementos do jogo, criando uma espécie de nuvem.

Em comparação ao método de modelagem atual, esse aglomerado se difere exatamente por não ter de simular a curva do objeto, pois os átomos se organizam de forma que esse arredondamento aconteça de forma natural.
O milagre australiano
Como toda tecnologia, essa nuvem atômica tem seu preço. Por ser algo que realça os detalhes a níveis muito acima do padrão atual, é preciso um hardware incrivelmente potente para dar vida a tudo isso ao mesmo tempo. Existem vários estudos que tentam viabilizar esse recurso, mas nem todos conseguiram resultados satisfatórios. Exceto a Euclideon.
A empresa australiana não detalhou exatamente como o Unlimited Detail irá funcionar, mas explicou que não se trata de nenhum método conhecido — como Voxel ou Ray-Tracing —, mas de algo completamente novo.

Dell menciona o chamado search algorithm, uma forma de fazer com que a renderização aconteça somente nas áreas exibidas pela câmera. Isso permite que a memória do computador ou do console não seja sobrecarregada, pois o processamento é apenas de um número limitado de objetos, não do cenário por completo. O próprio presidente da Euclideon compara o funcionamento do recurso com a ferramenta de busca do Microsoft Word: pode haver dezenas de páginas escritas, mas ele irá exibir somente aquilo que você estiver procurando.

Com informações de TecMundo.

Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
64 visualizações
Artigos
64 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
180 visualizações
Artigos
180 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
314 visualizações
Artigos
314 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
373 visualizações
373 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
689 visualizações
689 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021