Categorias

Unreal Tournament volta depois de sete anos

A Epic Games revelou hoje seus planos para um novo capítulo da franquia Unreal Tournament: o próximo jogo será inteiramente gratuito e desenvolvido de forma aberta pelos próprios usuários.

“Desde a primeiríssima linha de código, da primeiríssima arte criada e decisão de design tomada, o desenvolvimento irá acontecer abertamente, como uma colaboração entre a Epic, os fãs de Unreal Tournament e os desenvolvedores da Unreal Engine 4”, promete a desenvolvedora no anúncio oficial. Todo o código gerado e conteúdo criado será disponibilizado gratuitamente no GitHub.

O último Unreal Tournament foi lançado em 2007 e, nestes sete anos, muita coisa mudou tanto no cenário dos jogos de tiro em primeira pessoa quanto na própria indústria dos jogos eletrônicos. O sistema de crowdfunding surgiu, onde pessoas comuns investem em projetos promissores, e o modelo F2P de jogos que são gratuitos, mas contém microtransações, também emergiu.

A Epic planeja alterar o método clássico de desenvolvimento, abrindo o processo para quem quiser participar, mas mantendo o controle financeiro do projeto. Em contrapartida, a desenvolvedora pretende no futuro implantar um sistema de onde criadores, artistas e jogadores podem compartilhar, vender e comprar conteúdo novo para o jogo e dividir o lucro entre si e a própria Epic. É o mesmo sistema adotado pela Valve, com o marketplace do Steam para títulos como Team Fortress 2.

O próximo Unreal Tournament não tem ainda data de lançamento ou qualquer material de divulgação. O desenvolvimento, nas próprias palavras da Epic Games, “começa agora”. Mas já se sabe que o jogo manterá suas raízes de FPS e será lançado para Windows, Mac e Linux