A data já está marcada: O Brasil dá adeus ao Orkut no dia 30 de setembro. Mas parece que diversos internautas não estão felizes com a decisão do Google e criaram uma petição no site Avaaz para pedir que as atividades da rede social não sejam desligadas por aqui.
Para os internautas criadores da petição, é inaceitável que os usuários da primeira rede social a ficar realmente popular no Brasil sejam obrigados a migrarem para o Google+ e terem todos os seus dados apagados.
A principal preocupação da petição são as comunidades. Para o autor do pedido, o espaço dentro do Orkut é “um importante sistema de organização de fóruns” que nenhuma outra rede social tem igual.
“Solicitamos ao Google que não encerre o Orkut e se isso não for possível solicitamos à empresa que ao menos preserve a principal característica que mantém essa rede social viva até hoje: o modelo de organização de fóruns em comunidades. Algo que não existe no Google Plus, que se assemelham aos grupos do Facebook. Se o Orkut ainda teve algum movimento foi graças ao atual modelo de comunidades”
No Google+, as comunidades são muito parecidas com os grupos do Facebook, porém preservam características do Orkut. Não é preciso ser convidado para entrar em nenhuma delas e os posts são organizados de acordo com assuntos pré-determinados. Mesmo assim, ainda há muita resistência.
O pedido já conta com mais de 50 mil assinaturas, que aumentam à cada minuto. Confira a petição no site do avaaz.org.