A Positivo informática anunciou nesta quinta-feira o retorno da marca Vaio ao país com o notebook Vaio Fit 15F.
O objetivo da empresa é competir no mesmo mercado dos MacBooks, mas oferecendo preços mais próximos da realidade brasileira do que os praticados pela Apple.
O Vaio Fit 15F começa a ser vendido hoje, com valores que oscilam entre R$2.700 e R$5.000, dependendo da configuração. O notebook vem em versões com processador Intel Core i3, i5 ou i7, placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 5500 e até 8GB de RAM. Todos os modelos vem equipados com um disco rígido de 1TB de armazenamento. O Windows 10 é o sistema operacional que marca a volta do Vaio.
Segundo o fabricante, o Vaio Fit 15F tem bateria com duração de 5 a 8 horas, entrada HDMI e USB. A tela tem 15,6 polegadas. Para Daniel Bergman, diretor da VAIO no Brasil, os novos notebooks são uma alternativa “sofisticada, com design, qualidade e confiabilidade” preparada para competir com a Apple.
O retorno da marca não para por aí e dois novos produtos serão apresentados no começo de 2016: o Vaio Pro 13G e o Vaio Z. O primeiro deles trará uma tela menor, de 13,3 polegadas, mas com resolução Full HD, além de um processador Intel Core i5. Montado com uma combinação de alumínio e liga de carbono, o aparelho pesará somente 1kg.
De acordo com Bergman, o Vaio Pro 13G “tem a leveza do MacBook Air e a potência do MacBook Pro”. O aparelho promete 10 horas de autonomia de bateria. Por enquanto não há ainda uma previsão da data de lançamento nem do preço final do produto, devido à variação do dólar no mercado nacional.
Já o Vaio Z é um modelo híbrido de notebook e tablet e chegará com direito a tela LCD reversível de 13,3 polegadas e resolução WQHD. O armazenamento será via SSD. A performance não irá deixar a desejar em relação aos seus primos, graças ao processador Intel Core i5 de quinta geração. Além disso, o modelo trará uma câmera de 8 megapixels e uma caneta stylus para desenhar ou escrever na tela.
O maior destaque do Vaio Z está na autonomia da bateria: nada menos de 15 horas de uso contínuo, de acordo com a Positivo. Assim como o Vaio Pro 13G, o modelo também não tem previsão de data ou preço.
A marca Vaio saiu das mãos da Sony no começo de 2014, com a saída da gigante japonesa do mercado de PCs. Em Agosto deste ano, a Positivo já havia assinalado o retorno dos notebooks Vaio ao Brasil graças a uma parceria com os novos detentores da marca.