Categorias

Veja uma curta feito apenas com animações de carregamento

Ninguém gosta de ver uma animação de carregamento por um longo tempo, todo mundo quer que seu programa, aplicativo ou serviço funcione logo. Mas esse curta vai fazer você mudar de ideia…

Um artista plástico usou uma impressora 3D para criar objetos físicos e montar uma complicada animação no mundo real que mostra cerca de 30 cenas de “carregamento” de programas.

Raphael Vangelis usou a técnica do stop-motion para produzir um curta-metragem que é ao mesmo tempo uma homenagem a diversos serviços que usamos no nosso dia a dia, um exercício de paciência para quem não suporta telas de loading e uma curiosa brincadeira para tentar adivinhar de onde vem cada animação. Estão ali os ícones do Windows, o carregamento clássico da Apple, animações de navegadores e muito mais:

“Esse curta é minha autobiografia animada”, revelou o artista. “Eu gastei a maior parte da minha vida xingando o computador porque ele travou ou não está funcionando. Aqui, bem conhecidos símbolos digitais são transformados em algo analógico e divertido. O resultado é uma homenagem a todo o tempo perdido que nós coletivamente gastamos em um limbo digital na esperança de uma súbita resposta na nossa tela”.

O próprio processo de produção do curta-metragem também foi agoniante, como é comum quando se trabalha com stop-motion. Vangelis também gravou um vídeo com os bastidores de sua criação: