Categorias

Venda de computadores despenca no Brasil

O mercado de computadores no Brasil segue encolhendo: não apenas o número de residências com PCs diminuiu nas estatísticas, como a venda de novas unidades despencou esse ano.

Um levantamento realizado pela consultoria IDC Brasil comprovou uma queda de 35% no volume de vendas no que foi o pior trimestre do ano até agora.

O número total de computadores vendidos no país entre Julho e Setembro de 2016 foi de pouco mais de um milhão de unidades, uma redução de 35% em relação ao mesmo período no ano passado e uma diminuição de 11% em comparação com o trimestre anterior. Os números são bem piores que os esperados: o analista da IDC Brasil Pedro Hagge previa “um terceiro trimestre aquecido, com o varejo abastecendo os estoques para as datas especiais como Back Friday e Natal”. Mas ele mesmo admite que “esse movimento não aconteceu”.

De acordo com Hagge, “o mercado brasileiro de PCs no País está canibalizado. É cada vez mais comum que o consumidor prefira um celular com uma configuração robusta e boa qualidade de navegação a um computador”. Essa análise vai ao encontro das mesmas conclusões tiradas pelo IBGE em seu levantamento do número de casas com pelo menos um computador no país: a era do pós-PC chegou ao Brasil e o smartphone está ocupando o nicho antes ocupado por um desktop na vida do consumidor.

Parte da queda no volume de aquisições de novos computadores também pode ser atribuída ao cenário de instabilidade econômica atravessado pela nação. “Empresas privadas estão adiando investimentos e a compra de computadores e o setor público está travado, devido às eleições, troca de governos, gestões endividadas e outros problemas políticos e econômicos. Não há expectativas de melhoras para os próximos meses”, explica o analista da IDC Brasil.