Categorias

Venda de tablets no Brasil cresceu 171% em 2012

Brasil cresceu no mercado de tablets

O mercado de tablets apresentou grande expansão no ano passado. Segundo dados da consultoria IDC, a venda de tablets cresceu 171%, em 2012. 3,1 milhões de unidades de tablets foram vendidas no país, quase triplicando os 1,1 milhões vendidos em 2011.

Desse total, 77% dos dispositivos roda o sistema Android. A demanda por tablets se concentrou nos aparelhos de baixo custo, com preço abaixo dos R$ 500. 

Dos 3,1 milhões de dispositivos vendidos no ano passado, 88% foram destinados para usuários domésticos, representando um crescimento de 159% em relação a 2011.

– A entrada de equipamentos com esta faixa de preço foi o principal fator para o aumento significativo de vendas de tablets em 2012. Algumas empresas que fabricavam GPS passaram a produzir tablets e os preços ficaram mais convidativos – afirmou o analista de mercado da IDC Brasil, Pedro Hagge.

Por conta desses resultados, o país passou para a 10ª colocação no ranking de maiores mercados de tablets do mundo.

A IDC afirma que a proporção de vendas em 2012 foi de um tablet para cara cinco computadores (desktops e notebooks). Em 2011, a proporção era de 1/14. Em termos de comparação, nos EUA, as vendas são de um tablet para cada notebook.

A expectativa para 2013 é que sejam vendidos 5,8 milhões de tablets, número 89,5% superior ao do ano passado. A IDC afirma que, apenas em janeiro, foram vendidos 350 mil tablets, volume 15% menor ao vendido em dezembro de 2012 – considerado o mês mais representativo desde o início das vendas de tablets no Brasil.