Categorias

Vendas globais de smartphones devem passar de 1.2 bilhões neste ano

Embarques de smartphones em todo o mundo estarão chegando perto de 1,2 bilhões neste ano. Tendo um salto de 19% comparado ao ano passado. As informações são da empresa de pesquisas Juniper Research.

Segundo a pesquisa, a adoção de smartphones em mercados desenvolvidos, como os EUA e a Europa, começou a chegar a um ponto de saturação. Pelas previsões da Juniper, os principais fornecedores continuarão a dominar o mercado de modelos “ultra-premium”, com a Apple e Samsung contribuindo com quase 45% de todos os embarques globais de smartphones neste ano.

Mas, embora estejam dominando ainda nesses mercados, a participação das empresas caiu em outros países: A Samsung saiu de 32,6% para 25,2% em apenas um ano. No mesmo período, a participação da Apple caiu para 11,9% de 13,4%. Ambas enfrentaram e continuarão a enfrentar a crescente concorrência de fornecedores locais em mercados emergentes.

smartphone-lineup_1020_large_verge_medium_landscape

Como um bom exemplo, a fabricante chinesa Xiaomi conseguiu um volume considerável de clientes e participação de mercado na China e Índia com seus celulares de baixo custo. Um relatório da Strategy Analytics chegou até a nomear a Xiaomi a quinta maior fabricante de smartphones no mundo, com suas vendas subindo de 4.1 milhões para 15,1 milhões em apenas um ano.

Entre os seis maiores fabricantes de smartphones citados pela Strategy Analytics, Huawei, Lenovo e Xiaomi viram suas quotas de mercado subir no último trimestre, enquanto a Apple, Samsung e LG tiveram uma queda em suas ações.

“Estes novos jogadores estão começando a crescer em participação de mercado e atingir maiores economias de escala, o que acabou lhes permitindo expandir suas ofertas e desafiar outros setores de smartphones no futuro”, disse Juniper em seu relatório.