Com toda a polêmica envolvendo os bloqueadores de anúncios, a Mozilla lançou uma nova versão do Firefox que talvez acabe colocando mais lenha na fogueira.
Isto porque a novíssima versão 42 do browser trás uma série de melhorias e novidades na navegação privada. A partir desta versão, anúncios são bloqueados por padrão tão logo o usuário abre uma nova janela privativa. Isto além do não armazenamento dos históricos de pesquisa e visitação, obviamente.
Já disponível para download (Windows, Mac, Linux e Android), o Firefox 42 adiciona uma nova arma ao conjunto de ferramentas voltadas à proteção da privacidade do usuário.
A chamada “Tracking Protection” (Proteção contra Rastreamento) também bloqueia quaisquer elementos nas páginas que permitam que o usuário seja rastreado, como por exemplo anúncios, botões de compartilhamento em redes sociais e códigos de serviços de informações e estatísticas de visitação (como o Google Analytics, por exemplo).
Podemos até mesmo pensar no “Tracking Protection” como uma espécie de “bloqueador de anúncios embutido”, aliás, valendo também a pena lembrar que códigos que não rastreiam o visitante são permitidos.
A nova versão do Mozilla Firefox também exibe uma espécie de painel de controle tão logo uma nova janela privativa seja aberta. Através de tal painel de controle, o usuário pode desabilitar a proteção extra em determinados sites, quando bem desejar (para os casos de problemas em certas páginas, por exemplo).
Outra novidade interessante está relacionada às abas do navegador. Agora, abas que estão reproduzindo algum tipo de áudio (por exemplo: vídeos do Youtube, música no Spotify, etc) exibem o ícone de um pequeno alto-falante. Um clique em tal ícone silencia o áudio imediatamente, e não é nem preciso acessar a aba em questão.
A nova versão do browser para dispositivos Android, além disso, também permite que links de aplicativos sejam abertos em segundo plano. A relação completa de todas as novidades e melhorias pode ser visualizada no changelog.