Firefox - Logo
Categorias

Versão 42 do Firefox trás melhorias na navegação privada

Com toda a polêmica envolvendo os bloqueadores de anúncios, a Mozilla lançou uma nova versão do Firefox que talvez acabe colocando mais lenha na fogueira.

Isto porque a novíssima versão 42 do browser trás uma série de melhorias e novidades na navegação privada. A partir desta versão, anúncios são bloqueados por padrão tão logo o usuário abre uma nova janela privativa. Isto além do não armazenamento dos históricos de pesquisa e visitação, obviamente.

Firefox - Logo

disponível para download (Windows, Mac, Linux e Android), o Firefox 42 adiciona uma nova arma ao conjunto de ferramentas voltadas à proteção da privacidade do usuário.

A chamada “Tracking Protection” (Proteção contra Rastreamento) também bloqueia quaisquer elementos nas páginas que permitam que o usuário seja rastreado, como por exemplo anúncios, botões de compartilhamento em redes sociais e códigos de serviços de informações e estatísticas de visitação (como o Google Analytics, por exemplo).

Firefox - Navegação Privada

Podemos até mesmo pensar no “Tracking Protection” como uma espécie de “bloqueador de anúncios embutido”, aliás, valendo também a pena lembrar que códigos que não rastreiam o visitante são permitidos.

A nova versão do Mozilla Firefox também exibe uma espécie de painel de controle tão logo uma nova janela privativa seja aberta. Através de tal painel de controle, o usuário pode desabilitar a proteção extra em determinados sites, quando bem desejar (para os casos de problemas em certas páginas, por exemplo).

Firefox 42 - Abas - Indicadores de áudio

Outra novidade interessante está relacionada às abas do navegador. Agora, abas que estão reproduzindo algum tipo de áudio (por exemplo: vídeos do Youtube, música no Spotify, etc) exibem o ícone de um pequeno alto-falante. Um clique em tal ícone silencia o áudio imediatamente, e não é nem preciso acessar a aba em questão.

A nova versão do browser para dispositivos Android, além disso, também permite que links de aplicativos sejam abertos em segundo plano. A relação completa de todas as novidades e melhorias pode ser visualizada no changelog.