Categorias

Vice-Presidente do Facebook para América Latina pode ser solto a qualquer momento

Diego Dzodan, Vice-Presidente do Facebook para América Latina, já teve a revogação de sua prisão temporária publicada pelo Tribunal de Justiça de Sergipe e aguarda a sua soltura.

O desembargador Ruy Pinheiro emitiu um habeas corpus ainda na noite de ontem, mas a revogação só veio hoje e ainda precisa ser assinada para que o executivo ganhe liberdade.

Dzodan foi preso ontem em sua casa pela Polícia Federal de São Paulo por determinação do TJ de Sergipe, devido à sucessivas recusas do Facebook em colaborar em uma investigação criminal envolvendo o WhatsApp, de propriedade da empresa. Segundo comunicado oficial do WhatsApp, “a polícia prendeu alguém com base em dados que não existem. Não podemos fornecer informações que não temos”.

Para o desembargador responsável pelo pedido de habeas corpus, “inexistem provas concretas de que o paciente tenha agido com a predisposição de embaraçar ou impedir as investigações para favorecer a organização ora investigada”. E afirmou que Dzodan “está a sofrer evidente coação ilegal”. Para Pinheiro, “me parece açodada a decretação da medida extrema de prisão na hipótese versada”.