Categorias

Virada causa problemas na área de tecnologia em todo o mundo

Alguns dispositovos interpretam 2010 como 2016
A virada do ano causou diversos problemas em dispositivos eletrônicos nos primeiros dias de 2010. Especulações sugerem que os erros podem ter sido causados por uma interpretação errônea número decimal 10, que passa a ser considerado pelos sistemas de tecnologia como 2016 (10 em hexadecimal é o equivalente a 16 em notação decimal).

De acordo com o site The H Security, cartões de crédito e débito foram recusados na redes bancárias da Alemanha. Segundo o Sydney Morning Herald consumidores da Austrália também encontraram dificuldade para realizar pagamentos com seus cartões, já que os sistemas dos bancos consideravam que o ano corrente era 2016 e avaliavam os cartões apresentados como expirados.

Questão semelhante também aconteceu com sistemas antivirus da Symantec, como o aplicativo Endpoint Protection. Para os aplicativos, qualquer informação criada a partir de 01/01/2010 era considerada “desatualizada”, mesmo que fosse recente. Segundo o site ZD Net, aparentemente o problema também afetou outros produtos da companhia, como o Norton Antivirus, mas a questão foi resolvida logo no segundo dia no ano.

Nos Estados Unidos, celulares que fazem uso do sistema operacional Windows Mobile também podem ter sido afetados pelo problema, já que alguns modelos estão recebendo mensagens marcadas como provenientes do ano de 2016. De acordo com o site WMExperts, a Microsoft já está buscando soluções para o ocorrido. O defeito, embora mais generalizado na plataforma Windows Mobile, não é exclusivo a ela e parece estar nos equipamentos das operadoras e não nos celulares dos clientes.

Quem estiver enfrentando problemas com relação às datas em seus aplicativos ou dispositivos deve ficar atento às atualizações dos fabricantes, que esperam solucionar o problema nos próximos dias. Não há notícias, até o fechamento desta nota, sobre a ocorrência de problemas no Brasil.

Com informações de Blog Geeking.