Categorias

WhatsApp volta a ser liberado em todo o Brasil

Depois de mais de 24 horas fora do ar, WhatsApp está voltando a funcionar em todo o país.

O Desembargador do Tribunal de Sergipe Osório de Araújo Ramos Filho derrubou a decisão emitida de madrugada e aceitou o mandado de segurança impetrado pelos advogados do WhatsApp no Brasil.

O Desembargador Cezário Siqueira Neto estava de plantão durante a noite de ontem e negou o pedido de recurso solicitado pelo serviço de mensagens instantâneas, prolongando a suspensão do serviço nas cinco principais operadoras de telefonia móvel do país. Mas o Desembargador Ramos Filho reavaliou o pedido realizado pelo escritório de advocacia Trench, Rossi & Watanabe, que representa os interesses do WhatsApp no Brasil, e decidiu pelo fim do bloqueio.

Apesar da vitória, o impasse entre a Justiça do Sergipe e a empresa estrangeira controlada pelo Facebook deve continuar. A crise envolve uma investigação sobre tráfico de drogas e formação de quadrilha, que corre em sigilo judicial.

De acordo com fontes próximas ao caso, o Facebook teve três oportunidades para colaborar e não cumpriu nenhuma das solicitações. A Polícia Federal teria exigido a quebra de sigilo de mensagens trocadas através do WhatsApp entre integrantes de uma quadrilha do Sergipe que age em diversos estados.

Para Jan Koum, CEO do WhatsApp, o que a Justiça está solicitando é impossível de oferecer. Em seu perfil oficial no Facebook, o executivo comentou que “mais uma vez milhões de brasileiros inocentes estão sendo punidos porque um tribunal quer que o WhatsApp entregue informações que já disse repetidamente que não temos. Não apenas criptografamos as mensagens de ponta a ponta no WhatsApp para manter as informações das pessoas seguras, também não mantemos o seu histórico de conversas nos nossos servidores”.