O co-fundador da Wikipedia Jimmy Wales anunciou que até dezembro colocará no ar a Wikia Search.
Wales anunciou a data em entrevista para o jornal inglês The Times. Segundo Wales, a equipe que desenvolve o buscador que levará o nome Wikia está adiantada em seus trabalhos e, espera Wales, colocar o serviço no ar até dezembro.
A principal diferença da Wikia Search para os serviços líderes de mercado, como Google e Yahoo!, é que o sistema não organizará resultados baseados apenas em algoritmos. O sistema propõe-se a levar em conta notas e comentários postados pela futura comunidade Wikia Search.
Segundo Wales, computadores não são bons para determinar o que é e o que não é relevante e, por isso, as buscas falham tanto. Além disso, o co-fundador da Wikipedia explica que a cada dia surgem novas empresas oferecendo planos de SEO (Search Engine Optimization) que, na opinião de Wales, são formas de enganar o usuário e oferecer-lhe um link que, na verdade, não é o mais relevante para o usuário.
Na opinião de Wales, serviços baseados em busca social (que levem em conta comentários da comunidade) devem substituir os atuais buscadores. Wales prevê que em até 3 anos a Wikia Search dispute a liderança em buscas ao lado de Google, Yahoo!, Ask.com e outros players deste mercado.
Com informações de INFO Online.