Windows 10
Categorias

Windows 10 e pirataria: atualização será grátis para usuários chineses

A atualização para o Windows 10 será gratuita para usuários chineses que possuem versões anteriores do sistema operacional, mesmo para aqueles que utilizam versões piratas.

Terry Myerson, da Microsoft, fez tal afirmação durante a conferência WinHEC, em Shenzhen, na China. A Microsoft acaba de anunciar seus planos para o lançamento da nova versão do Windows, e esta novidade para o mercado chinês, juntamente com o upgrade gratuito oferecido a usuários de versões anteriores do SO no mundo todo (com licenças do Windows 7 ou do Windows 8), é bastante interessante.

A gigante de Redmond certamente tem um grande interesse no combate à pirataria. Com atualizações gratuitas, inclusive para quem utiliza Windows pirata, o ecossistema Windows será extremamente beneficiado, e os resultados obtidos não são decorrentes apenas de um simples ato de bondade, é claro.

Windows 10

Com mais usuários do Windows 10 a empresa terá um campo muito maior para promover e desenvolver seus outros produtos, serviços e plataformas, incluindo a suíte Office e a prometida integração e gratuidade da Xbox Live. Isto sem falar em outros “detalhes”, como segurança, por exemplo.

Estamos atualizando todos os PCs qualificados, genuínos e não genuínos, para o Windows 10. O plano é nos ‘reengajarmos’ com as centenas de de milhares de usuários do Windows na China“, disse Terry Myerson.

Sim, milhões de usuários. Milhões e milhões. Alguns estudos recentes inclusive apontam que três quartos dos softwares na terra de Mao Tse-tung não são licenciados. Imagine a quantidade de usuários prontos para serem “abocanhados” pela MS, em um país que possui mais de 1,36 bilhão de habitantes.

Apesar de nada ter sido dito a respeito, podemos tentar imaginar se estes planos serão estendidos a outros países. Este upgrade gratuito inclusive para versões piratas do Windows chama bastante a atenção, e os benefícios (também) para a Microsoft seriam inúmeros.

Além disso, a gigante “perderia” o dinheiro do licenciamento apenas durante o primeiro ano: as atualizações grátis serão oferecidas somente durante este período. Eis mais uma forma extremamente inteligente de combater a pirataria.