Categorias

Windows 10 vai rodar até em dispositivos Android

A Microsoft está mesmo disposta a dominar o mundo com o Windows 10. Depois de liberar a atualização gratuita até mesmo para os piratas, o alvo da empresa agora é colocar o sistema até em dispositivos Android.

Um acordo firmado entre a Microsoft e a fabricante chinesa Xiaomi irá permitir que diversos usuários do smartphone Android Xiaomi Mi 4 possam instalar e testar o Windows 10 em seus aparelhos sem custo algum. O objetivo é coletar dados para uma futura versão do sistema para a plataforma.

Obviamente, o Windows 10 não vai rodar dentro do sistema Android. A Microsoft está oferecendo uma ROM customizada que apaga o Android do aparelho e o substitui pelo seu sistema operacional, com diversos aplicativos e serviços da empresa.

A prática de instalar ROMs customizadas é comum entre alguns usuários Android que desbloqueiam seus dispositivos. Versões como a CianogenMod são bastante populares e oferecem vantagens sobre o Android convencional. Mas esta é a primeira vez que uma ROM substitui o Android por um sistema operacional Windows.

Inicialmente, esta conversão estará disponível apenas na China e apenas para dispositivos da Xiaomi. Mas a Microsoft confirmou que há interesse em expandir o alcance das ROMs customizadas do Windows 10 no futuro.