Categorias

Windows XP ainda está presente em mais de 180 milhões de PCs no mundo

Há exatos 24 meses atrás, a Microsoft descontinuava o suporte ao Windows XP, após mais de 13 anos de seu lançamento, em 2001.

E agora, dois anos depois, o sistema operacional continua presente em 181 milhões de PCs em todo mundo, segundo dados da Net Applications.

Desde Abril de 2014, o Windows XP não recebe nenhuma atualização de segurança para usuários que não tenham optado pelo suporte pago corporativo da Microsoft. Mas isso não impediu que o sistema operacional ainda mantenha sob seu domínio uma fatia de mercado de 12% dos computadores baseados em Windows.

No cenário global, o Windows XP figura como o quarto sistema operacional mais utilizado, perdendo para o Windows 7, que está presente em cerca de 861 milhões de PCs; Windows 10, com 235 milhões de usuários; e o Windows 8/8.1, que conta agora com 199 milhões, depois de ter ultrapassado o Windows XP em Julho passado, mais de um ano depois do encerramento do suporte do sistema operacional de 2001.

Mas é na China que a situação do Windows XP é mais desesperadora. Cálculos da StatCounter sustentam que o sistema operacional descontinuado está por trás de um em cada quatro computadores baseados em Windows no país asiático.

A Microsoft formou uma parceria com a Baidu para tentar reverter esse quadro. Enquanto a gigante da tecnologia chinesa promove o Windows 10 entre seus usuários, a Microsoft define o Baidu como mecanismo de busca padrão do sistema operacional. A estratégia parece estar surtindo efeito e o Windows XP desceu de 44% de hegemonia na China no ano passado para 31,6% em Março desse ano e agora já se encontra em 26,2%.