Categorias

WWDC 2106: Confira tudo que a Apple anunciou

Enquanto a gente cobria a E3 2016, a Apple reuniu os desenvolvedores para sua conferência anual WWDC 2016 e soltou uma saraivada de novos sistemas operacionais.

Todas as plataformas da empresa receberam novidades: macOS Sierra, iOS 10, WatchOS 3 e tvOS foram as destaques da apresentação capitaneada por Tim Cook.

O OS X sai de cena e passa a ser chamado de macOS, para unificar a nomenclatura dos sistemas operacionais da empresa. A Apple também anunciou que uma nova versão está caminho, a macOS Sierra. Usuários já poderão experimentar um beta público em Julho e o lançamento oficial acontece ainda esse ano.

macOS

A mudança de nome não é apenas uma questão de marketing: o novo sistema irá se integrar melhor com a família de dispositivos Apple. Será possível desbloquear seu Mac usando o Apple Watch, por exemplo. O novo sistema operacional também contará com uma Área de Transferência Universal entre diferentes plataformas e permitirá sincronização de arquivos. Além disso, ele irá interagir com o Apple Pay e receberá Siri, a assistente virtual da empresa. Através de voz, usuários de Mac agora poderão utilizar todos os recursos de Siri pela primeira vez em seus desktops.

Para os dispositivos móveis, a Apple revelou o iOS 10, com certeza o grande foco da conferência. A nova versão do sistema operacional está ainda em versão prévia para desenvolvedores, mas ganhará também uma versão beta ainda em Julho e deverá ser lançado ainda esse ano.

ios10-lock-screen

O “maior lançamento iOS de todos os tempos”, segundo a própria Apple, traz diversas novas funcionalidades para a plataforma, desde uma tela de bloqueio redesenhada até uma integração entre Siri e o teclado nativo, oferecendo sugestões inteligentes e acesso a dados de contato, por exemplo. A Apple também finalmente abriu a assistente virtual para desenvolvedores externos, que poderão utilizar os recursos de comando de voz da Siri em seus aplicativos e serviços. O novo iOS também trará interações rápidas com aplicativos e opções expandidas para o 3D Touch.

O aplicativo Photos do iOS 10 Photos apresenta diversas novas melhorias em sua habilidade de reconhecimento de rostos, objetos e cenas, diretamente no dispositivo móvel, sem utilizar computação na nuvem, e preservando a privacidade de seus usuários.

O Apple Maps também passou por uma repaginada, incluindo agora sugestões de lugares e a habilidade de pesquisar uma rota em tempo real enquanto você está em movimento, além de mudanças na interface e integração com informações de tráfego. A plataforma também foi aberta para desenvolvedores externos, o que permitirá, por exemplo, que usuários encontrem um restaurante em sua rota ou peçam um Uber diretamente de dentro do Maps.

Quem também teve mudanças no iOS 10 foi o aplicativo Messages, que passa a contar com prévias melhores, integração aperfeiçoada com a câmera, emojis maiores, sugestão de emojis, efeitos de balões e outras opções de customização de mensagens, além de integração com o Apple Music e outros aplicativos.

ios10-messages

Conforme esperado, Apple Music foi outro que trouxe alterações significativas também. Durante o evento, a Apple mostrou uma interface redesenhada para o aplicativo de música e um novo painel para letras de músicas.

O watchOS evoluiu para a versão 3 e ganhou a habilidade de abrir aplicativos “instantaneamente”, através de um recurso de cache. O novo sistema operacional para relógios inteligentes da Apple agora também pode atualizar informações de aplicativos paralelamente. A plataforma ganhou uma Central de Controle, acessível com um deslizar de dedo, além de novas faces.

watchOS

Reminders e Find My Friends foram trazidos nativamente para o Apple Watch com o watchOS 3. Em tempos confusos, a Apple revelou um mecanismo de SOS embutido no seu relógio inteligente: o botão lateral, se pressionado e mantido, pode chamar um número espeficado para emergências. A funcionalidade pode ser ativada por Wi-Fi ou através de um smartphone conectado.

Por último, a Apple apresentou o tvOS. A nova geração do sistema operacional para a Apple TV irá adicionar mais canais e aplicativos à plataforma ainda esse ano. Um novo aplicativo de controle remoto permite integração com Siri e controles de movimento.