Categorias

Yahoo teve mais de 18 mil pedidos do governo dos EUA para entregar dados de usuários

O Yahoo publicou hoje o seu terceiro relatório global de transparência, revelando o número de pedidos que recebe do governo para entregar dados de usuários no primeiro semestre de 2014.

O número total de pedidos caiu para 18.594, dos 21.425 feitos no período de seis meses anterior. Destes, 4.727 foram rejeitados ou posteriormente retirados pelo próprio governo. Em 1.853 casos, o Yahoo não entregou nada pois a conta especificada não existe mais ou não havia os dados solicitados.

yahoo-transparencia

O número de contas de usuários afetados por estes pedidos caiu para 30.551, uma pequena queda em relação aos relatados 32.493 do segundo semestre de 2013.

A empresa também recebeu cinco pedidos de remoção de conteúdo, dos quais três vieram do governo dos EUA. O Yahoo cumpriu todos os pedidos.

O Yahoo diz que usa um sistema de três pontos para garantir que sempre coloca as necessidades dos seus usuários na frente do restante. Isso inclui uma “estrita interpretação” das exigências para garantir que apenas uma quantidade mínima de dados sejam divulgadas, bem como protesta contra pedidos que considera violarem os direitos dos usuários e publica relatórios semestrais de transparência.