Categorias

ZEFR aponta Porta dos Fundos como o canal do YouTube Mais Influente do mundo

Em 2016, não teve para PewDiePie ou Roman Atwood: o canal de YouTube mais influente no mundo inteiro foi o brasileiríssimo Porta dos Fundos.

A conclusão é o resultado de um levantamento realizado pela consultoria especializada em marketing de vídeo ZEFR, que apontou o humorístico como aquele que apresentou o maior volume de engajamentos.

O Porta dos Fundos conseguiu chegar na marca de 12 milhões de inscritos esse ano e gerou 2,9 bilhões de visualizações no período. Fundado em 2012, o canal de humor conta com um elenco de atores e comediantes de peso, cuja mistura de estilos e a abordagem bem-humorada de temas do cotidiano (às vezes polêmicos) vem cativando um público cada vez maior. No ano passado, o grupo conseguiu o marco histórico de ser o primeiro canal brasileiro do YouTube a atingir a classificação Play de Diamante na plataforma.

Segundo a pesquisa realizada pela ZEFR, o Porta dos Fundos está na frente do segundo colocado em termos de influência, o canal dedicado a jogos Jacksepticeye, que embora apresente 13,9 milhões de inscritos, superando o canal brasileiro, apresentou em 2016 um total de 1,9 bilhão de visualizações.

No terceiro lugar do ranking da ZEFR, aparece outro canal também dedicado a jogos, o canadense VanossGaming, com 19 milhões de inscritos mas 1,6 bilhão de visualizações durante esse ano. A quarta posição também é ocupada por um canal de jogos, desta vez o famoso canal do sueco PewDiePie, com impressionantes 51 milhões de usuários inscritos e também com 1,6 bilhão de visualizações. Apesar da colocação, PewDiePie é recordista de faturamento, sendo o bicampeão na categoria de YouTuber mais bem pago do mundo, de acordo com a revista Forbes.

Fechando o ranking, aparece o canal do comediante Roman Atwood na quinta posição, apresentando pouco mais de 10 milhões de inscritos e cerca de 1,4 bilhão de engajamentos ao longo de 2016.