0 Compartilhamentos 11 Views

10 Fatos que você precisa saber sobre a Fall Creators Update do Windows 10

20 de outubro de 2017

Oficialmente, a segunda grande atualização do Windows 10 de 2017 já está sendo distribuída desde essa terça-feira, 17 de Outubro, respeitando a data anunciada pela Microsoft anteriormente.

Mas que novidades a empresa reservou para o sistema operacional? Será que a Microsoft consegue manter sua promessa de ter em mãos um Windows 10 em constante evolução, com dois pacotes relevantes de atualizações sendo lançados anualmente? Separamos aqui 10 fatos que que você precisa saber sobre a Fall Creators Update do Windows 10:

1) Como instalar?

Assim como aconteceu com a Atualização para Criadores em Abril, a Microsoft iniciou a distribuição automática da nova atualização por fases, começando pelos computadores mais novos. O objetivo é coletar feedback da instalação, detectar possíveis problemas de última hora e corrigi-los, antes da distribuição em larga escala. Em outras palavras, se você possui o Windows 10 legalizado e está com as atualizações automáticas ativadas, irá receber o Fall Creators Update mais cedo ou mais tarde nas próximas semanas.

Uma forma rápida de verificar se seu sistema já está incluído nessa fase inicial da distribuição é ir até Configurações | Atualização e Segurança | Windows Update. O sistema verificará se há atualizações disponíveis (inclusive de segurança e outras não relacionadas ao Fall Creators Update) e iniciará o download automaticamente. A instalação só será iniciada quando o usuário especificar o melhor momento, uma vez que é um processo demorado.

Usuários avançados podem forçar a instalação do Fall Creators Update, mesmo que seus PCs não façam parte do lote inicial. Para isso, será necessário realizar o download e a instalação manualmente através da página oficial de Download do Windows 10.

2) Conte sua história!

A Microsoft pode ter encerrado o suporte e o download do subestimado Windows Movie Maker mas seu legado permaneceu em parte no aplicativo Fotos e agora ele ganha novos e impressionantes recursos com o Story Remix.

Com a funcionalidade, é possível combinar fotos e criar slideshows ou mesmo clipes de filmes com qualidade impressionante sem dificuldade, adicionando imagens, transições, efeitos, músicas e até animações em 3D ao resultado final. O serviço também é capaz de criar remixes automaticamente a partir de álbuns catalogados na plataforma.

3) E essa tal Realidade Misturada?

A grande aposta da Microsoft para o Windows 10 continua sendo a Realidade Misturada, um termo cunhado para a empresa para um único ecossistema que combina Realidade Virtual e Realidade Aumentada e o sistema operacional funcionaria como a interface para dispositivos.

A empresa já realizou um esforço para promover o Windows 10 nessa direção com a Atualização para Criadores e agora reforça a estratégia adicionando um visualizador que pode funcionar a partir de uma webcam qualquer conectada ao sistema, sem a necessidade de dispositivos especiais.

4) Virou rede social o Windows 10?!

Prometido desde os primeiros anúncios do Windows 10, o recurso Minhas Pessoas finalmente decola com a Fall Creators Update e chega para facilitar a interação com três contatos mais frequentes do usuário, adicionando atalhos interativos na barra de tarefas.

A partir desses atalhos, é possível iniciar um bate-papo, trocar arquivos, enviar emails e mensagens mais rapidamente e até mesmo dar um “olá” casual. Na prática, é uma combinação experimental de três aplicativos que já existiam na plataforma: Pessoas, Skype e Email. Através dessa nova interface é possível executar tarefas semelhantes, sem abrir os aplicativos.

5) 😄😄😄😄😄

Para quem não vive sem enviar um emoji em suas mensagens, o Windows 1o finalmente adotou um teclado nativo para essas figurinhas tão populares. Embora muitos serviços online e programas já contém com uma lista de opções dentro de suas interfaces, a existência de um teclado do próprio Windows permite adicionar emojis em qualquer campo de texto.

Para acessar o recurso no Windows 10 com o Fall Creators Update, é necessário ter a entrada de idioma no teclado dos Estados Unidos ou China, infelizmente. Uma localização para outros teclados e idiomas está a caminho.

Se for o seu caso, basta apertar a combinação de teclas WIN + . (sim, é o ponto final) ou a combinção WIN + ; (o ponto e vírgula). Você pode navegar pelas abas de categorias usando o mouse ou o Tab e clicar no emoji desejado ou apertar Enter.

6) Cadê o arquivo que estava aqui? Foi pra nuvem!

Uma das grandes reclamações dos usuários do OneDrive foi que o Windows 10, ao sincronizar arquivos com a nuvem, deixava uma cópia local e mandava uma cópia para o serviço. Essa prática quebrava o padrão estabelecido no Windows 8.1 onde o sistema local armazenava somente um atalho para o documento real guardado online.

Mas o Fall Creators Update reverte essa decisão e volta a adotar o recurso do placeholder, liberando de fato espaço no disco local. É uma estratégia ousada, mas que deverá agradar a muitos usuários com conectividade constante e permitirá, por exemplo, que o mesmo arquivo possa ser editado e sincronizado em diferentes dispositivos.

7) Mais segurança!

Não é de hoje que a cada atualização do Windows 10 a Microsoft promete trazer mais segurança e para o sistema e com a Fall Creators Update não seria diferente. O Edge está mais blindado agora e seu ambiente de sandbox que já existia anteriormente agora permite mais flexibilidade na navegação, aceitando cookies e downloads.

Além disso, o Windows Defender Exploit Guard traz proteção contra alterações não-autorizadas, salvaguardando arquivos de ataques de ransomware. De acordo com a Microsoft, o antivírus nativo é capaz de deter a ação de campanhas conhecidas como Cerber, Locky e Spora, “assim como epidemias globais como o WannaCry e o Petya”.

 

8) Fala que eu te escuto!

A possibilidade de ditar textos para o microfone e o Windows converter esse conteúdo em voz para texto é algo que a Microsoft já vinha testando nativamente deste o Windows Vista, com resultados variados. Agora, a empresa está confiante o bastante no reconhecimento de voz para colocar esse recurso em primeiro plano como um dos destaques do Fall Creators Update do Windows 10.

Para ativar a funcionalidade, não será mais necessário navegar por Acessórios ou pelo Painel de Controle: basta apertar a combinação de teclas Win+H para o microfone acoplado ao sistema entrar em modo de Ditado. O texto reconhecido é inserido automaticamente em qualquer documento ou caixa de texto, independente do programa.

9) Mais bonito…

Se o Windows 10 é o “sistema operacional definitivo” da Microsoft e não terá sucessores, isso significa que os usuários serão forçados a encarar as mesmas decisões de design para sempre? Não, claro que não. A Microsoft já havia deixado claro que havia espaço para mudar o visual do sistema quando reintroduziu o conceito de temas na Creators Update e agora dá um passo além.

O Fluent Design é o novo padrão visual do sistema operacional e de diversos aplicativos que fazem parte da família Microsoft. Não é uma mudança revolucionária, mas uma evolução em relação ao que era feito e a primeira etapa dessa repaginada está sendo implementada agora.

O restante do pacote do Fluent Design chega na próxima grande atualização do Windows 10 no ano que vem, batizada por enquanto apenas de Redstone 4.

10) E os dispositivos móveis?

Caso você não saiba, a Microsoft está dizendo “adeus” ao Windows Phone. Isso já estava mais ou menos claro na falta de atualizações para aplicativos e no atraso (e na carência de funcionalidades) na Atualização para Criadores. Agora, a estratégia de recuo continuará sendo aplicado e o Fall Creators Update tem pouco a acrescentar para os usuários do moribundo Windows 10 Mobile.

Basicamente, a Microsoft está entregando somente correções de bugs e de problemas de segurança, com um número reduzido de novas funcionalidades.

O volume de dispositivos elegíveis para receber a atualização também é ainda menor: os  Lumia 640 e 640XL não receberão o Fall Creators Update, por exemplo. Confira a lista completa de dispositivos com suporte:

  • HP Elite x3
  • HP Elite x3 (Verizon)
  • HP Elite x3 (Telstra)
  • Wileyfox Pro
  • Microsoft Lumia 550
  • Microsoft Lumia 650
  • Microsoft Lumia 950/950 XL
  • Alcatel IDOL 4S
  • Alcatel IDOL 4S Pro
  • Alcatel OneTouch Fierce XL
  • Softbank 503LV
  • VAIO Phone Biz
  • MouseComputer MADOSMA Q601
  • Trinity NuAns Neo

 

Você pode se interessar

Como evitar que a bateria do seu laptop gaste muito rápido
Dicas
Dicas

Como evitar que a bateria do seu laptop gaste muito rápido

Carlos L. A. da Silva - 18 de Janeiro de 2018

Ela sempre acaba quando você mais precisa? A culpa pode ser da tela.

Microsoft terá webinar gratuito sobre Data e AI
Notícias
5 visualizações
Notícias
5 visualizações

Microsoft terá webinar gratuito sobre Data e AI

Redação - 18 de Janeiro de 2018

Data & AI Summit é o webinar gratuito oferecido pela Microsoft no próximo dia 23.

O que é preciso saber para iniciar um curso de desenvolvimento mobile?
Artigos
5 visualizações
Artigos
5 visualizações

O que é preciso saber para iniciar um curso de desenvolvimento mobile?

Redação - 17 de Janeiro de 2018

Você está querendo entrar na área de desenvolvimento mobile, mas o que é preciso saber para iniciar um curso de programação mobile? Gustavo Torrente, vai nos dar algumas dicas.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

O que aconteceu com o Winamp?
Artigos
8 visualizações
8 visualizações

O que aconteceu com o Winamp?

Carlos L. A. da Silva - 15 de Janeiro de 2018
Promoções de Jogos do Final de Semana (12/01)
Notícias
11 visualizações
11 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (12/01)

Carlos L. A. da Silva - 12 de Janeiro de 2018