Quer você esteja pensando em vender seu dispositivo móvel ou pura e simplesmente enviá-lo para uma viagem sem volta ao aterro sanitário (remova as baterias primeiro), seria uma boa ideia apagar todo o seu conteúdo. Por quê? Para depois não ver suas fotos pessoais publicadas por aí, seus vídeos mais cafonas bombando no YouTube ou, muito pior, seus dados bancários sendo utilizados das formas mais assustadoras possíveis.
Então, apague tudo que puder, resete seu aparelho. Na verdade, apague duas vezes. Se possível, destrua. Se não for possível, siga esses passos.
Ou se arrependa amargamente.
Reiterando que não existe método 100% seguro para apagar seus dados que não envolva uma marreta ou um forno siderúrgico. Ou um imã de ferro-velho, daqueles que levantam carros. Em raros casos, com as ferramentas certas, muita dedicação e anos de experiência, é possível recuperar informações. Mas, a menos que a NSA esteja pessoalmente no seu calcanhar, essas dicas devem dar conta do recado. E se a NSA está atrás de você, quem te garante que não fazemos parte do esquema também? Ninguém.
Este tutorial serve para os três principais sistemas operacionais móveis existentes no mercado. Se você possui um dispositivo mais antigo ou um OS alternativo, consulte a documentação específica do fabricante.
A menos que você possa viajar no tempo, os métodos aqui apresentados são irreversíveis. Então, recomendamos enfaticamente que você:
- Faça o backup de todos os seus dados, principalmente os contatos.
- Remova seu cartão SIM e qualquer outro armazenamento externo, como cartões microSD. Desfaça-se deles como julgar conveniente: instale no seu novo aparelho, encripte ou destrua.
- Faça o logout de serviços como e-mail e redes sociais, então limpe os dados destes serviços, se for possível. Desvincule o aparelho destas contas.
- Anote o número de série do telefone ou do tablet por via das dúvidas, pode ser útil um dia.
Android
Não se deixe enganar pelo método padrão do Android de resetar seu dispositivo. Uma pesquisa realizada pela Avast recentemente provou que é muito fácil recuperar dados, mesmo de aparelhos supostamente resetados. De 20 smartphones comprados pela empresa de segurança no Ebay, eles conseguiram recuperar nada menos que 40 mil fotos. Quarenta MIL. Além de 750 mensagens de e-mail e texto e 250 contados. E usando apenas ferramentas de recuperação que estão ao alcance de uma pesquisa no Google.
Então, não confie na opção de resetar básica do Android.
O que você deve fazer é encriptar seus dados. E só então usar o método oficial de resetar. Para garantir, encha o aparelho de dados falsos, apague de novo e repita.
Para encriptar, vá em Configurações | Pessoal | Segurança | Criptografar tablet ou Criptografar telefone. Você vai precisar inserir o PIN e a senha do aparelho para continuar. Você vai precisar de tempo e uma bateria bem-carregada (mínimo de 80%) para concluir a operação. Aguarde o processo terminar. Tome um café, beba uma água. Leia outro artigo em outra aba. A gente espera.
Agora que você gastou um tempão encriptando seus dados, vamos apagar todos eles! É por uma boa causa! Vá em Configurações | Pessoal | Fazer backup e redefinir | Configuração original. Sabe o que acontece nessa etapa? O PIN usado para encriptar é perdido para sempre, o que torna imensamente complicado recuperar seus dados.
Indivíduos comuns podem parar por aqui, ainda que não estejam adequadamente seguros. Se você tinha dados realmente confidenciais no aparelho, continue lendo.
O próximo passo para infernizar a vida de potenciais curiosos é lotar o disco rígido do aparelho com dados aleatórios. Existem aplicações específicas para isso, mas você também pode fazer centenas de cópias daquela foto que sua sogra odeia ou com vídeos de gatos fofinhos, a escolha é sua. Em seguida, resete seu aparelho mais uma vez. Repita esse parágrafo quantas vezes achar necessário, enquanto checa na janela para ver se não tem ninguém olhando. Qualquer traço de dado importante seu estará agora tão profundamente enterrado que não seria economicamente viável recuperá-los.
iOS
A Apple foi um pouco mais cuidadosa que o Google e embutiu encriptação a nível de hardware no seu sistema operacional móvel, que é automaticamente implantada quando você estabelece uma senha para o aparelho. Se você resetar o dispositivo usando o método padrão, a chave de encriptação é apagada junta e nem São Longuinho encontra mais.
O grande diferencial para iPhones e iPads são os serviços dos quais você precisa se desvincular antes de resetar. Puxe uma cadeira. São muitos passos.
Em primeiro lugar, desconecte da iCloud completamente em Ajustes | iCloud | Finalizar Sessão (Apagar Conta no iOS 7 e anteriores). Certifique-se de que está mesmo fora da iCloud.
Por que esse passo é importante? Porque se você não sair do iCloud, quando apagar todos os seus dados do aparelho irá apagar da iCloud também! Você não querer descobrir que perdeu todos as planilhas da empresa. Nem seu chefe.
Já que estamos por aqui, vamos aproveitar para sair também do Mensagens e do Apple ID. Para sair do primeiro, vá em Ajustes | Mensagens e desmarque o serviço. Para desconectar do segundo, vá em Ajustes | iTunes & App Store, clique no seu endereço de e-mail e depois escolha a opção Finalizar Sessão.
Agora sim, você pode começar o processo de resetar seu aparelho. Vá em Ajustes | Geral | Redefinir e toque em Apagar Conteúdo e Ajustes. Se você usa o recurso Buscar iPhone, serão solicitados o ID Apple e a senha para sair do serviço com este dispositivo. O processo pode demorar um pouco. Dê um pulo no Starbucks mais próximo ou veja se ainda tem algo na garrafa térmica da firma.
Lembra que recomendamos que você tivesse anotado seu número de série do aparelho? Você agora precisa descadastrar o dispositivo da Apple em supportprofile.apple.com. Use sua Apple ID para autenticação.
Windows Phone
Se você leu tudo na ordem, sem pular direto para o sistema operacional do seu aparelho (e quem é que faz isso?!), já percebeu que encriptação antes de apagar os dados é segredo de uma formatação segura. Se você pulou direto para este parágrafo porque você tem um Windows Phone e não está nem aí para os outros, eu tenho más notícias: encriptação no Windows Phone é exclusiva para usuários corporativos. Seu melhor caminho é apagar tudo com o método convencional, entupir o aparelho de dados falsos e repetir o processo, para espalhar o caos e o desespero no coração de quem tentar resgatar algo útil do dispositivo.
Vá em Aplicativos | Configurações | Sobre e escolha a opção Restaurar seu telefone. A Microsoft quer ter absoluta certeza de que você está fazendo a coisa certa, irá alertá-lo sobre essa opção e perguntar duas vezes se você realmente deseja apagar tudo que tem. Não tenha dúvidas e escolha Sim e Sim outra vez.
O processo demora. Tome um café. Beba uma água. Leia outro artigo em outra aba. Como assim, “você já usou essa piada?”. Então, você leu mesmo os outros parágrafos!
Agora é o momento de lotar o smartphone de tralhas. Outra vez. Conecte o aparelho ao PC, vá em Meu Computador e ache o dispositivo removível. Arraste e solte a maior quantidade de arquivos sem importância que encontrar: vale aquelas fotos que você tirou do bicho do pé do vizinho da namorada do seu cunhado, aqueles txt com piadas de 1997 que você recebeu no chat do Mandic, aqueles Powerpoints filosóficos que sua mãe te manda, enfim, seja criativo, faça cópias e mais cópias, preencha todo o espaço disponível.
Mas cuidado, estamos falando de segurança aqui: nada de fotos que possam identificá-lo ou documentos que possuam metadados que possam ser utilizados contra você depois. Foi divertido encher o Windows Phone? Agora resete tudo de novo seguindo as instruções lá de cima. Repita carga de dados aleatórios e a formatação quantas vezes achar necessário para que seus dados originais sejam mesmo sobrescritos. Termine com uma formatação final.
Ou deixe o aparelho cheio de vídeos de gatos fazendo coisas engraçadas. São tão fofos.