Você já conhece a importância do SEO, da otimização, da velocidade de um site na web, correto? Sabe que não basta apenas possuir um site, é preciso acompanhá-lo de perto, realizar testes, ajustes diversos. Seu website deve ser mobile-friendly, também (isto é essencial), e você deve ficar sempre de olho na segurança, além disso.
E aqui mesmo no Código Fonte, aliás, você pode consultar alguns artigos relacionados, os quais contam com dicas e ferramentas bastante úteis para o seu dia a dia:
Que tal agora conhecer uma ótima ferramenta gratuita do próprio Google, o gigante das buscas? Uma ferramenta que analisa o comportamento do seu website tanto em computadores quanto em dispositivos móveis?
O “Think with Google” é um serviço destinado a quem empreende na web. Você pode se cadastrar para receber “Insights”, pesquisas de marketing e relatórios diversos, e também pode utilizar algumas ferramentas bastante interessantes, as quais podem tornar seu site mais atrativo, digamos, aos “olhos” do Google (e como consequência, aos olhos dos seus visitantes e potenciais clientes).
Uma destas ferramentas chama-se “Testmysite”, e ela permite que qualquer site seja analisado, de maneira tal que o webmaster receba rapidamente um resumo com diversas informações a respeito de seu comportamento e desempenho em dispositivos móveis e em computadores.
O “Testmysite” retorna rapidamente os resultados, divididos em três áreas, e confere a cada uma delas uma pontuação inicial à partir da qual já é possível identificar quaisquer possíveis problemas, uma vez que são utilizadas cores diferentes, dependendo do caso (vermelho e verde, para resultados ruins e bons, respectivamente):
- Otimização para dispositivos móveis;
- Velocidade em dispositivos móveis;
- Velocidade em computadores;
O “Testmysite” do “Think with Google” verifica se um site é amigável para os dispositivos móveis. Ele também informa se o carregamento das páginas é lento em smartphones e celulares, e faz o mesmo em relação aos computadores.
Para estes três itens o serviço confere uma pontuação, além de fornecer detalhes a respeito dos problemas encontrados e as possíveis soluções para os mesmos. São analisados diversos elementos, e o “Testmysite” leva em consideração também as tecnologias utilizadas no desenvolvimento.
Dentre os detalhes analisados e citados, podemos mencionar, por exemplo, uso excessivo de plugins, ausência de compactação (CSS, Javascript, etc), utilização ou não do cache do navegador (não deixe de conferir a dica número “20” deste artigo), servidores que demoram muito tempo para responder, imagens não otimizadas, etc.
E para finalizar, a ferramenta também é capaz de enviar um relatório detalhado ao usuário: basta clicar no botão “Receber relatório” e informar o email.